Mestrado em Direito divide experiências na Europa

Texto Willian Alves*

Com objetivo de se aproximar das universidades europeias através da troca de experiências e conhecimento, a Unochapecó por meio do Mestrado em Direito, participou de dois eventos no fim de novembro. O primeiro aconteceu na Universidade Portucalense, localizada no Polo Universitário do Porto, em Portugal. Já o segundo foi na Universidad Castilla de La Mancha, de Albacete, na Espanha.

Foram promovidas palestras e apresentados os resultados de pesquisas nas áreas relacionadas ao Direito. Representando a Unochapecó, participaram sete professores do Programa de Pós Graduação (PPGD). Entre eles, o professor Marcelo Teixeira explica, que considera importante esse tipo de relação devido à troca de experiências que podem resultar na melhora na qualidade do ensino.

A parceria entre a Unochapecó e Universidad Castilla já tem quatro anos, o que possibilitou a realização de um evento em 2015, no qual os professores espanhóis visitaram a Universidade, apresentaram resultados de suas pesquisas e ministraram palestras. A relação com a Universidade Portucalense é mais recente, mas a aproximação resultou em publicações científicas dos professores do mestrado.

Mestrado na Europa

Esse contato com universidades do exterior, segundo Marcelo, é essencial para a internacionalização do ensino superior. “Participar como protagonista em eventos internacionais e se submeter a debates junto à academia jurídica europeia nos fortalece e nos consolida como um Mestrado de fortíssima inserção internacional, critério cada vez mais exigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, aponta.

Além disso, os eventos demonstraram a ligação e o debate que pode ocorrer entre o Brasil e os países europeus acerca dos assuntos relacionados às áreas do Direito, já que as palestras foram seguidas de longas discussões sobre os temas abordados.

*Estagiário, sob orientção de Greici Audibert
Mestrado