Mirian Carbonera conquista prêmio de Pesquisadora Destaque da FAPESC

Ciência

Na última sexta-feira (03/03), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) divulgou a lista de vencedores do Prêmio Fritz Müller. O objetivo da premiação é destacar acadêmicos e pesquisadores que contribuem para o avanço da pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Estado, e os concorrentes se dividem nas categorias Acadêmico, Jovem Pesquisador e Pesquisador Destaque.

A Unochapecó esteve representada de forma especial entre os vencedores da premiação. A professora Mirian Carbonera, que atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e coordena o Centro de Memória do Oeste (Ceom), foi uma das vencedoras da primeira edição do prêmio, na categoria Pesquisador Destaque.

Para a docente, a premiação é fruto de uma trajetória marcada pela dedicação à ciência, mas acima de tudo pelo trabalho desenvolvido de forma coletiva na Unochapecó. Mirian iniciou sua trajetória na Unochapecó ainda em 1999, no curso de graduação em História, e desde então a arqueologia tem sido sua principal área de pesquisa. Hoje mestre em História e doutora em Arqueologia Brasileira, Mirian desenvolve uma pesquisa singular sobre os povos indígenas da região e toda sua vivência sociocultural e seus impactos regionais até hoje.

“Ser premiada agora é fruto de um coletivo que eu faço parte, com o PPGCA que integro desde 2015; aprendo muito ali, cresço diariamente na companhia dos colegas. No CEOM também, além da equipe interna em parceria com colegas pesquisadores do Brasil e do exterior, toda essa rede que formamos contribuíram para essa premiação”, destaca.

Atuando como um elo entre comunidade, meio acadêmico regional e pesquisa internacional, Mirian trabalha diariamente em prol da difusão da pesquisa para quem não frequenta no dia a dia os corredores da Universidade, com uma série de ações promovidas pelo CEOM, além de estabelecer um vínculo com a Europa e América Latina ao receber pesquisadores e sediar eventos. Dentre artigos, livros organizados e pesquisas feitas, o trabalho de maior destaque no momento, para Mirian, é o estudo sobre a ocupação humana mais antiga no Vale do Rio Uruguai.

“Em parceria com pesquisadores brasileiros, além de países da Bacia do Prata e da Europa, estamos tentando entender quem eram essas pessoas que aqui viviam, de onde elas vieram, o que produziam. Estamos tentando responder essas perguntas para entender melhor os grupos humanos e qual era o ambiente, o clima, a vegetação e a fauna dos últimos 20 mil anos”, finaliza.

Mirian também é editora da revista científica Cadernos do CEOM, e docente-colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da linha de pesquisa intitulada ‘História do povoamento, da agricultura e do meio ambiente’.

Parabenizamos à docente pela conquista e agradecemos por levar o nome da Unochapecó a esse importante pódio!

Programa de pós-graduação em ciências ambientais
Ods 4
Ceom