Seminário discute movimentos sociais e desenvolvimento territorial

Com o objetivo de promover debates sobre os movimentos sociais, nos seus variados locais de ocorrência, o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó promoveu nos dias 10 e 11 de novembro o II Seminário Regional Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional. O evento abordou com o meio acadêmico e profissional pesquisas, ações e experiências de desenvolvimento territorial, processos de gestão e diferentes ações políticas e manifestações relacionadas à terra.

As atividades do seminário iniciaram na quinta-feira (10/11), com uma palestra sobre os “Movimentos Sociais do Campo e da Cidade”. Na sequência, foram realizadas duas mesas redondas. Durante a primeira, os participantes discutiram sobre os temas “Luta pela terra, recursos naturais e produção de alimentos saudáveis”. Já na segunda, os “Movimentos urbanos, gênero e identidade” foram os temas debatidos. Para encerrar as atividades da quinta-feira, o professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), palestrou sobre “Governança do Território: atualidade Brasileira e Sulamericana”.

785422

Ladislau explica que o conceito de desenvolvimento está mudando, em particular a gestão do desenvolvimento. No Brasil, 87% da população vive nas zonas urbanas e isso faz com que os municípios se tornem um tipo de unidade básica de articulação do desenvolvimento.

“Então, debater sobre Governança do Território é muito importante, pois em um país onde os municípios não funcionam, não há possibilidade de o país funcionar. Tudo funciona como as engrenagens de um relógio, se as peças não estiverem em sintonia, o relógio não mostrará as horas corretamente”, complementa.

Para a coordenadora do Seminário, professora Rosana Badalotti, a temática do evento é bastante ampla pois envolve a socialização de diversas ações e experiências de desenvolvimento territorial, pesquisas e estudos acadêmicos de quatro universidades e diferentes organizações da região.

461

Na visão da coordenadora do mestrado, professora Dunia Cormerlatto, o seminário reforça o papel do mestrado por dialogar com a realidade regional articulando pesquisadores e profissionais que têm experiências de atuação nessa perspectiva territorial e de desenvolvimento rural. “Um evento como esse é significativo para o meio profissional e acadêmico e nós pretendemos dar continuidade e estabelecer mais parcerias para desenvolver mais encontros desse gênero na região”, acrescenta a professora.

A programação do seminário teve sequência na sexta-feira, com palestra sobre o tema “Movimentos Sociais e lutas pela Educação no Brasil: experiências e desafios na atualidade”, com a professora Maria da Glória Gohn, da Unicamp de São Paulo. A palestrante ressalta que é muito importante pautar os movimentos sociais em um evento universitário. “Esses debates levam a uma reflexão sobre os rumos que o país tomará nos próximos anos e de que forma nós poderemos contribuir para a melhora no cenário político, econômico e social do país”, ressalta.

35130

Movimentos sociais