Minha Uno
Menu Busca

O papel da Unochapecó nas transformações do Município

Comunidade

Neste dia (25/08), data em que Chapecó celebra 104 anos de emancipação, o sentimento é de alegria e orgulho em fazer parte desta história. A trajetória do nosso município sempre foi marcada pelo trabalho e dedicação de mulheres e homens que não mediram esforços para a cidade ser o que ela é hoje. 

Na Uno mais de 38 mil vidas transformadas por meio da formação superior

Parte das conquistas que o nosso município viveu nesses últimos anos, teve a participação ativa da Unochapecó. Já são 51 anos de produção de conhecimento para auxiliar no desenvolvimento da nossa região. Tanto, que até hoje a educação segue sendo o nosso pilar de sustentação e fator de transformação da cidade e principalmente das pessoas que aqui vivem. Atualmente, são mais de 38 mil vidas transformadas por meio da formação superior e do contato com a comunidade, mais de 40 cursos de graduação, mais de 30 especializações, sete programas de mestrado e três de doutorado. “Falar de Chapecó é lembrar de uma história de associativismo, de uma parceria muito grande entre as pessoas que aqui vivem e da fé de que a gente consegue resolver situações a partir da união das pessoas. Foi com esse foco que vimos o setor industrial, a agroindústria e também o ensino superior, a partir da Fundeste, crescer e se tornar uma referência”, reforça o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Mas há quatro anos, no centenário do município, nos questionamos sobre o futuro de Chapecó e como seriam os próximos anos. E hoje, nos alegra ver que parte dessas mudanças, objetivos e sonhos que pareciam distantes, já fazem parte do nosso dia a dia. E a Unochapecó, mais uma vez, tem papel fundamental nessas transformações, pois aplica e acredita que elas são possíveis através do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. 

O Pollen Parque foi inaugurado no dia 17 de agosto 

A materialização disso é o Pollen Parque Científico e Tecnológico, espaço que reforça o quanto Chapecó tem o empreendedorismo em seu DNA. Inaugurado no último dia 17 de agosto, o local conecta todo ecossistema de inovação regional, fornecendo as condições necessárias para que novas empresas sejam criadas, e para que novos produtos e negócios sejam desenvolvidos. E muitas pessoas já fazem parte desse movimento, acreditam na inovação e nas mudanças que ele trará para a nossa cidade e região. Hoje, 46 empresas e startups (25 e 21, respectivamente) fazem parte do Pollen Parque, trabalhando e criando conexões que gerem negócios, desenvolvimento, experiências e evolução. “O nosso futuro será feito com o desenvolvimento de muita inovação, e o Pollen é este local para dar vazão àquelas ideias diferenciadas e o empreendedorismo. E que a gente possa, como instituição de ensino superior, sermos um instrumento de desenvolvimento e melhoria das condições das pessoas que aqui vivem”, finaliza o reitor. 

Nos orgulhamos de sermos daqui e termos sido criados por esse município. Seguimos acreditando que um grande futuro só pode ser construído por meio da educação e das pessoas. Nós acreditamos que aqui é o lugar para tornar possível.

COMPARTILHE
TAGS
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
Inovação
Comunidade
Chapecó
Aniversario

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image