O PROGRAMA SINAPSE DA INOVAÇÃO SERÁ LANÇANDO EM CHAPECÓ.

Geral

O programa de incentivo ao empreendedorismo inovador Sinapse da Inovação chega a sua 5ª operação em Santa Catarina. O lançamento em Chapecó ocorrerá no dia 15/10, às 19h45, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, e visa investir R$ 60 mil para cada uma das 100 propostas de empresas selecionadas.

A FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina é a promotora do Sinapse, e a Unochapecó por meio da INCTECh será a responsável por organizar o evento na região, juntamente com as demais instituições de ensino e pesquisa da cidade.

Entenda o Sinapse

O Sinapse da Inovação foi idealizado pela Fundação CERTI com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.

Como funciona

Na primeira fase os interessados apresentam suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora, se traz benefícios para a região e se tem potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 20% das propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar o potencial da ideia para gerar um bom negócio. Ao longo dessa etapa são oferecidas capacitações à distância para auxiliar o empreendedor.

A terceira fase, para a qual passam até cerca de 67% das propostas ainda em jogo, consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Os finalistas são contemplados com subvenção em dinheiro e capacitação pré-incubação.

História

O Sinapse da Inovação foi concebido pela Fundação CERTI e apoiado pela FAPESC em 2008 com o objetivo de aumentar o investimento em inovação tecnológica no Estado a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso. De março de 2008 a fevereiro de 2009 foi realizada a operação piloto do programa, que atingiu apenas a Grande Florianópolis e que ajudou a criar 13 empresas inovadoras.

Ainda em 2009 foi realizada a Operação I, com abrangência estadual. 61 empreendimentos foram criados e apoiados. Entre 2010 e 2011, na Operação II, 48 novas empresas inovadoras foram criadas. Na operação III, desenvolvida de setembro de 2011 a abril de 2013, chegou-se ao número de 88 empresas apoiadas. A última operação, realizada de junho de 2013 a novembro de 2014, selecionou 93 projetos, que se tornaram novas empresas inovadoras em Santa Catarina.

Alguns dos projetos impulsionados pelo Sinapse nos últimos anos acabaram se tornando grandes empresas a nível regional e nacional. É o caso da Welle Laser, especializada na manufatura de máquinas e equipamentos para marcação e gravação a laser e micro usinagem, e da Chaordic, líder nacional no mercado de recomendações personalizadas para comércio eletrônico.

“O Sinapse se encaixa muito bem no ecossistema inovador de Santa Catarina pois acaba preenchendo um vácuo que existia. Ao dar uma chance para aquelas pessoas que tinham apenas uma ideia, mas não sabiam por onde começar, criou-se uma verdadeira cultura do empreendedorismo no Estado”, analisa Leandro Carioni, diretor executivo da Fundação CERTI e coordenador do programa.

O Sinapse também contribui para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria em Santa Catarina. Muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação.

No início deste ano o modelo foi exportado para o estado do Amazonas, onde a primeira edição ainda está em andamento. Na primeira fase do Sinapse AM, foram inscritas quase 1,2 mil ideias.

Fonte: Fundação Certi