Alunos do primeiro ao quinto ano de escolas de Chapecó participaram da atividade realizada na Unochapecó

Geral

O Dia da Árvore é comemorado nacionalmente no dia 21 de setembro. Para marcar essa data e buscando refletir sobre a importância das árvores e visando o desenvolvimento de atitudes conservacionistas foi realizada nesta quarta-feira, 24, na Unochapecó o “Encontro de Educação Ambiental para a Infância”. A atividade foi organizada pelos cursos de Pedagogia e Ciências Ambientais, juntamente com o Museu de Ciências Naturais, os projetos de extensão Viveiro Educativo, Brinquedoteca e Pedagogia na Rua da Unochapecó e a Organização não governamental SOS Terra.

Durante o período os alunos tiveram oficinas de desenho, produção de flores de papel, criação e contação de histórias, além de sessão de cinema. Nestas atividades participaram estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Chapecó. As instituições participantes foram a Escola Educação Básica Lurdes Lago, Escola Educação Básica Jacob Gisi, Escola Educação Básica Antonio Morandini, Escola Municipal Guido Mantelli e Escola Municipal Diogo Alves.

arvore

Conforme a professora Aline Lazarotto, uma das organizadoras da atividade, essa é uma oportunidade de proporcionar aos alunos conhecer o espaço da universidade e ao mesmo tempo trabalhar questões ambientais. “Esse momento é uma oportunidade de problematizar com as crianças o cuidado com o meio ambiente, como por exemplo a questão de diminuir o consumo de materiais que possam agredir o meio ambiente.” A professora comenta também que essa atividade oportuniza aos bolsistas dos projetos, a vivência da prática pedagógica contribuindo com sua formação profissional.

Para a professora Kauana Cintia Vital, que acompanhou os alunos do primeiro ano da escola Lurdes Lago, a atividade é bastante pertinente pois permite às crianças saírem do ambiente escolar, além de complementar o conteúdo que é repassado em sala. “Acho que a gente tem que continuar plantando essa sementinha porque eles são pequenos, para que eles levem isso para a vida e consigam também nos ajudar a preservar o meio ambiente.”

Para a estudante do terceiro ano da escola Lurdes Lago, Kauana Galupo, de 8 anos, as atividades que mais gostou foram a criação de histórias, a pintura e o cinema. Ela comenta também que gostou do espaço da universidade onde  pode aprender mais sobre a preservação das árvores. “Devemos preservar desde pequeno e isso proporcionará um mundo bem melhor”.

Preservação
Oficinas