Minha Uno
Menu Busca

Orientações sobre as atividades presenciais em 2021

Educação

Texto Jessica De Marco*

 

A Unochapecó está organizando o início das atividades e retorno às aulas presenciais para o primeiro semestre de 2021. Após um ano muito desafiador e transformador, chegou a hora de vivenciarmos um novo momento. Apesar do cenário ainda de incertezas, a Universidade está preparada para iniciar suas aulas garantindo qualidade, segurança e adoção das regulamentações estabelecidas no momento pelos órgãos responsáveis. 

“O ano de 2021 começa ainda com muitas situações como no ano de 2020, mas com a expectativa de que com a vacinação avançando, as condições normais começarão a ser retomadas”, comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski. O planejamento para este ano, segundo ele, é desafiador, pois frente à todas as dificuldades existentes, serão implantados os Projetos Pedagógicos de todos nossos cursos com a introdução da Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), que dará um novo formato para o processo de formação na Unochapecó.

“Que possamos construir um novo momento, com o início das atividades do nosso Parque Tecnológico e nosso Colégio Unochapecó. Um ano que se inicia com muitas novidades e esperança de que teremos diversas coisas boas acontecendo para nossos estudantes, professores, técnicos e para toda comunidade regional”, acrescenta. 

Desde o início da pandemia, a Unochapecó vem adotando todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias para dar continuidade às suas atividades, como:

Aulas remotas síncronas;

Investimentos em equipamentos tecnológicos;

Medição de temperatura para entrar na Universidade e obrigatoriedade do uso de máscaras; 

Disponibilização de álcool gel em pontos estratégicos do campus e salas de aulas;

Colocação de proteções de acrílico em pontos de atendimento;

Elaboração de protocolo de acompanhamento para casos suspeitos ou confirmados;

Campanhas educativas (vídeos, minidoors…);

Disponibilização aos funcionários de orientações para permanência no campus;

Disponibilização aos funcionários e estudantes de orientações para utilização de espaços coletivos;

Aprovação do Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais na Unochapecó.

Desta vez, não será diferente. Além de normas de segurança previstas por meio de um protocolo específico de biossegurança, a Unochapecó investiu na parte tecnológica para facilitar esse processo e permitir que os alunos também assistam as aulas teóricas de forma remota e síncrona. A Universidade adquiriu equipamentos de inteligência artificial que permitem uma experiência única para os estudantes que estão acompanhando remotamente e presencialmente. Foi a primeira instituição da região Sul do Brasil e uma das pioneiras do mundo a adotar essa tecnologia para aulas. 

Os equipamentos possuem câmera Full HD 4k e, entre as diversas funções, têm a capacidade de seguir o professor em sala de aula, podendo o aluno acompanhar em tempo real, mesmo que o professor se movimente. É como se um operador de câmara estivesse filmando ao vivo. Tem a capacidade, também, de criar zonas de som. Se estivesse em webcam, por exemplo, todo o áudio da sala seria capturado, como conversas, passos, etc. Mas esse equipamento tem um sensor de abafamento de ruídos, para quem estiver acompanhando de casa apenas ouvir o que o professor está falando.

Além disso, a Universidade adotou outras medidas de segurança para iniciar as atividades no primeiro semestre, como:

Cumprimento das normas estabelecidas pela Portaria Conjunta SES/SED nº 983 de 15/12/2020;

Elaboração do Placon (Plano de Contingência);

Vistoria da vigilância sanitária para aprovação do retorno;

Desinfeção do campus (uso de pulverizador e atomizador) com produtos certificados pela Anvisa;

Fornecimento de EPIs para as aulas práticas e estágio;

Capacitação de biossegurança para técnicos dos laboratórios;

Estabelecimento de rotina de limpeza de estações de trabalho;

Preparação das salas de aula e laboratórios com distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros;

Demarcação no piso dos espaços físicos, a fim de facilitar o cumprimento das medidas de distanciamento social;

Respeito ao limite definido para capacidade máxima de pessoas em cada ambiente, em especial, em salas de aulas, biblioteca, ambientes compartilhados, afixando cartazes informativos nos locais;

Intensificada a frequência da higienização das instalações sanitárias;

Mantido os lavatórios dos refeitórios e sanitários providos de sabonete líquido, toalha descartável, álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar. 

Cronograma de atividades

Um cronograma de atividades foi elaborado para deixar tudo pronto para a chegada dos estudantes, professores e técnicos. Buscando garantir o distanciamento e ocupação correta dos espaços, a Universidade elaborou uma pesquisa aos acadêmicos para entender a preferência em relação à modalidade das aulas. O formulário será enviado por SMI e poderá ser respondido de 3 a 12 de fevereiro. Já nos dias 18 e 19, a Universidade está preparando uma surpresa para recepcionar calouros e veteranos, uma experiência única que irá conectar os diferentes públicos da Uno.

O início oficial das aulas está marcado para o dia 22 de fevereiro e, nesta primeira semana, todas as aulas teóricas serão remotas e síncronas. A partir de 1º de março, até o fim do semestre, as atividades teóricas presenciais e remotas síncronas serão realizadas seguindo as indicações dos estudantes, conforme resultado da pesquisa respondida.

Os acadêmicos que optarem por não participar presencialmente por alguma dificuldade, como por exemplo transporte ou morar com alguém do grupo de risco, não precisam se preocupar, pois as aulas estarão disponíveis de maneira remota síncrona. No entanto, se o aluno decidir assistir de casa as disciplinas, não será possível alterar a forma de participação, assim como ir presencialmente à Universidade sem consultar o coordenador previamente para verificação da capacidade das salas. 

Quando o número de alunos exceder a capacidade presencial para a sala do componente curricular, será organizada pela coordenação do curso um rodízio semanal com as turmas. O plano de retorno prevê os protocolos de segurança e determinações legais disponíveis até 28 de janeiro de 2021. Novas atualizações e mudanças podem alterar o cronograma e demandar novas adequações. 

Desejamos que 2021 seja um ano de muitas conquistas para todos. Seguimos nos adequando conforme o cenário nos permite, mas sempre com a esperança de voltarmos a ver nossos corredores e salas cheias. 

 

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Universidade
Covid19
Coronavirus
Aulas

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image