Palestra com egresso de Farmácia abordou o mercado de trabalho

Conhecer os desafios e as inovações do mercado de trabalho foi o propósito de uma palestra do curso de Farmácia que aconteceu no dia 26 de novembro, no Bloco G da Unochapecó. Para falar de suas experiências, o convidado foi o farmacêutico e empresário, Adenei Mattana. O bate-papo foi realizado com os estudantes do 6º período.

Formado há 11 anos, Adenei atua em uma empresa que elabora medicamentos homeopáticos para animais. Para ele, conhecer mais sobre a profissão e como está o mercado de trabalho pode ajudar os estudantes a definirem em que área vão seguir assim que formados. “Para mim é gratificante participar, porque eu estive aqui e sei quais são as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, então poder orientar e ajudar é muito bom”, destacou Adenei.

uno

Para a estudante do 6º período, Caroline Spezzatto, momentos como esse servem como guia para o futuro profissional “Escutar as vivências de uma pessoa que já está no mercado faz com que sejamos mais autodidatas naquilo que buscamos. Isso ajuda a pensar nos próximos passos e, muitas vezes, a seguir os mesmos passos de profissionais como esses. Tomamos em nossa vida alguns ideais e a partir de uma experiência de diálogo podemos reorganizar os nossos princípios”, ressalta a jovem.

Durante a palestra, um dos temas abordados foi a inovação. Para Adenei, pensar e repensar o mercado de trabalho, sempre com novas ações e alternativas, é um dos caminhos para o sucesso profissional. “Hoje para entrar no mercado de trabalho você tem que inovar, se você não fizer nada de diferente vai apenas concorrer e não inovar. É preciso inovar, criar coisas novas”, afirma Adenei.

uno

Para Daniel Andolfatto, inovar deveria ser um critério básico para os estudantes que estão saindo das universidades e procuram o seu espaço no mercado de trabalho. “Hoje estamos vivendo em um mundo com constante inovação, e acredito que este seja um dos maiores critérios esperados por um acadêmico recém-formado. Ouvir experiências como essa faz com que tenhamos vontade de fazer o mesmo, de buscar sempre inovar como profissionais, para assim nos tornarmos um profissional que nos diferencie dos outros”, destacou o estudante do sexto período.

Mercado de trabalho
Farmacia