Poder global é discutido no I Congresso de Relações Internacionais

Entre os dias 15 e 16 de setembro, o Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder, do Mestrado em Direito da Unochapecó, realizou o I Congresso Relações Internacionais, Direito e Poder: Atores Internacionais e Globalização. Professores, estudantes e pesquisadores de Universidades de diversos estados discutiram o poder na sociedade global, as perspectivas das relações internacionais e o desenvolvimento regional, os atores internacionais na sociedade contemporânea, além da apresentação de artigos e pôsteres.

De acordo com a professora do mestrado e uma das organizadoras do evento, Odete Maria de Oliveira, além dos trabalhos apresentados pelos congressistas, foi possível estabelecer a aproximação com outros grupos de pesquisa e seus professores. “O evento foi proveitoso no sentido de motivar a integração entre os estudantes da graduação e do mestrado. Mais de 120 pessoas participaram das atividades do Congresso, oportunidade em que puderam aprender e entender mais sobre temas contemporâneos, que foram apresentados e discutidos pelos palestrantes”.

Algumas questões do processo de globalização, por impactar a sociedade de modo contínuo, não podem ser estudadas por apenas um olhar, porque o investigador também se encontra inserido no ambiente observado. Por isso, são temas que não são adequadamente investigados e carecem de aprofundamento teórico pela academia. “O espaço de debates e apresentação de artigos foi qualificado, possibilitando que graduandos, mestrandos, egressos e profissionais em geral, pudessem receber considerações de seus trabalhos perante um grupo de renomados professores doutores”, ressalta a professora.

Odete destaca ainda que o evento superou as expectativas da equipe organizadora, colaborando com as produções científicas de todos os participantes. ”Temos a expectativa de poder aditar o evento no próximo ano, já com o lançamento de um livro com artigos de seus participantes”, sublinha.

Relações internacionais
Globalização