É possível o conhecimento mudar o mundo

Texto Gabriel Kreutz*

O impossível só é impossível até o momento em que ele é questionado. Através de mentes inquietas é que ideias inovadoras surgem e transformam toda a sociedade pelo conhecimento. É possível. A Unochapecó acredita nisso e é o que expressa com a sua nova campanha institucional. A comunidade acadêmica pôde conferir em primeira mão na última quarta-feira (03/07) a nova identidade, que é fruto de um longo estudo que envolveu muitas pessoas da Instituição, iniciado cerca de um ano e meio atrás, e que também definiu o novo posicionamento da Universidade.

Mas antes de chegar a uma nova campanha e posicionamento, foi preciso entender qual era o DNA da Instituição, ou seja, a essência da Uno. "O grande diferencial desse processo foi a participação da comunidade. Um projeto de branding em que estudantes, técnico-administrativos, docentes e gestores da Universidade, além da comunidade externa, participaram. Fizemos entrevistas, pesquisas, aplicamos questionários online, e esse trabalho coletivo gerou um novo discurso para a Universidade, que estamos materializando no novo posicionamento. É ele que vai balizar as novas campanhas dentro da Universidade", conta o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão Rodrigues.

Segundo o professor, o DNA da Uno fala em inspiração, e esse é um trabalho que inspira, pois tem o tom de coletividade e foi realizado a partir do olhar das pessoas.

"A campanha expressa exatamente o que diz o nosso DNA: que a Unochapecó é uma Universidade que tem capacidade de entregar soluções para problemas complexos da sociedade, que ela está de olho nas necessidades e atua diretamente no nosso entorno. Ela mostra para a gente que é preciso acreditar. E a Uno se posiciona com excelência e credibilidade, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Ela ressalta nosso engajamento comunitário, que nos faz sobreviver a inúmeras crises e não perder o foco. Ela destaca que a Uno é uma Universidade transformadora acima de tudo, que está à frente do seu tempo", completa.

De acordo com o diretor de Marketing e Comunicação da Universidade, Matheus Gazola, em todo o processo foi buscado dar visibilidade para as pessoas e as descobertas que acontecem dentro da Instituição. "Descobrir o DNA e realizar um projeto de posicionamento envolvendo toda a universidade é um marco para a Unochapecó, trazendo validação para os caminhos que a comunicação institucional vai seguir. Caminhos esses que se iniciam com a nova campanha - Acredite, é possível - que foca no porquê da nossa marca existir, e não apenas no que somos. Chegou o momento de mostrarmos cada vez mais os cases - pesquisas, projetos, entregas para a comunidade - que fazem acreditarmos que é possível o conhecimento mudar o mundo".

O lugar para tornar possível

Gestores receberam novos quadros com a missão, a visão e o propósito da Unochapecó

A Unochapecó abraça os inquietos por conhecimento, disponibiliza as ferramentas para colocar as ideias em prática e tem um ambiente que inspira a criação. Além de possuir o maior e mais completo ambiente universitário, também envolve a comunidade e tem corpo docente preparado para instigar a evolução. Por isso, a Unochapecó se posiciona, a partir de agora, como 'O lugar para tornar possível'.

Em tempos onde tudo muda de uma forma espantosamente rápida, foi necessário que a Uno atualizasse, também, os seus valores. Isso vai desde a missão, a visão e o propósito da Instituição, até o modo de agir dentro da Universidade. E a comunidade acadêmica foi essencial para definir quais eram os sentimentos que as pessoas tinham pela marca Unochapecó e o que ela queria passar.

"Isso nos dá a garantia de que vamos realmente expressar aquilo que é o sentimento do DNA da Universidade, pois o DNA é feito de pessoas, e a partir delas é que precisamos nos posicionar e encaminhar o futuro da Universidade. Ficamos muito felizes com o resultado atingido. Tenho certeza que o posicionamento que nós adotamos a partir de agora vai continuar essa caminhada de elevar o nome da Unochapecó em relação à qualidade que é oferecida, as condições que temos como Universidade e essa oportunidade que damos aos jovens de buscar seu espaço profissional a partir da formação", relata o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

O novo posicionamento e a campanha também são reflexo da realidade que a Unochapecó vive, com a recente avaliação do Ministério da Educação, que concedeu nota máxima para a Universidade. "Tudo isso ressalta a excelência da Universidade, inclusive da nota 5 no MEC. Mas o conceito 5 vai além do número, é aquilo que a gente faz e impacta na vida das pessoas no dia a dia, que é o nosso grande diferencial", conclui o professor Marcio.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

O lugar para tornar possivel
Novo posicionamento
Acredite