Assistente editorial da Argos Editora da Unochapecó ministrou palestra na Universidade Federal de Santa Catarina

Geral

Durante a segunda-feira, 18 de agosto, o mestre em Design e Expressão Gráfica e assistente editorial da Argos Editora da Unochapecó, Alexsandro Stumpf, ministrou palestra no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade que teve como temática central “As potencialidades dos livros digitais no processo de ensino-aprendizagem”, ocorreu foi promovido pelo Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec), da universidade e contou com a participação de professores e alunos do núcleo dos cursos de Educação a Distância da UFSC, além de diversos outros profissionais e estudantes interessados no tema.

Alexsandro falou sobre como o livro digital se insere dentro da relação de ensino-aprendizagem e mais especificamente na educação superior. Demonstrou dados sobre o segmento de e-books no Brasil e fez um comparativo da evolução do livro digital de 2012 para 2013, o qual teve um acréscimo de 225% na questão de faturamento. “Os livros digitais ainda representam uma parcela baixa de consumo no Brasil em relação a outros países, mas ao contrário do livro impresso que estabilizou, o digital está em ascensão ano a ano”, explica Alex.

O publicitário e mestre em Design e Expressão Gráfica, levou também as experiências de publicações dos livros digitais produzidos pela Editora Argos. Foram apresentados os três livros lançados que se encontram disponíveis gratuitamente no site da editora. Os livros estão disponíveis em formato ePub, que é uma tendência de formatação para livros digitais, onde o texto se ajusta à tela do dispositivo, podendo ser lido tanto em tablets, smartphones ou em computadores tradicionais. O formato ePub, assim como livros em formato de aplicativo fechado, os apps, possibilitam a inserção de recursos hipermidiáticos como áudio, vídeo e elementos interativos.

Para Stumpf, “os recursos interativos presentes nos livros digitais possibilitam uma leitura que vai além da experiência do texto linear. A inserção de outras mídias, bem como a possibilidade de incluir hiperlinks, questionários e a movimentação de elementos gráficos pela tela dos dispositivos digitais, proporcionam uma nova maneira de aprendizado. Para que o livro seja inserido adequadamente nas escolas e nas instituições de ensino superior, será necessário que tanto os professores quanto os alunos conheçam essas vantagens, com o objetivo de fortalecer a interação com a leitura no processo de ensino-aprendizagem.”

Livros Digitais

Conhecido como e-book, o livro digital pode ser acessado em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets, eReaders e smartphones. Essa nova linguagem, que se desvincula do universo do livro tradicional em papel, adota características específicas para a leitura em plataformas digitais.

#palestra #livro #digital #argos #editora