Minha Uno
Menu Busca

PPGTI e GTAGRI CONSOLIDAM PARCERIA COM A EMPRESA FERTICEL

Geral

O PPGTI e o GTAGRI a mais de dois anos desenvolvem pesquisas técnico científicas em parceria com a Empresa Ferticel. A referida empresa conta com quatro unidades produtivas, além da sede administrativa, localizadas no Estado de Santa Catarina, atendendo todo o Brasil e países do Mercosul. As unidades estão localizadas nas cidades de Coronel Freitas, Guatambu, Concórdia e Vargem Bonita, com uma capacidade produtiva de 50 mil toneladas ao ano, o que equivale a mais de 200 mil hectares de área cultivada.

Essa sólida parceria entre a Universidade e a Ferticel permite o desenvolvimento de inovações tecnológicas visando à sustentabilidade do agronegócio. Este modelo tem como base o conceito teórico da Hélice Tripla, o qual tem como finalidade criar ambiente favorável para aproximação entre universidades e empresas e facilitar a transferência de tecnologia da academia para o mercado. Os indicativos deste modelo são a contratação da biotecnologista e mestranda do PPGTI Marina Jungues na unidade da Ferticel em Guatambu/SC, a concessão de uma bolsa de estudos ao mestrando Evandro Franz durante o período de 2019/2020, o qual dará continuidade ao trabalho intitulado "Otimização e validação de método para extração de ácidos húmicos e fúlvicos em resíduos agroindustriais" orientado pelos professores Cristiano Reschke Lajús, Gean Lopes da Luz e Luciano Luiz Silva.

Visando continuar os respectivos estudos, o professor Cristiano Reschke Lajús aprovou junto à Unochapecó uma Bolsa de Pesquisa do Programa PIBITI/CNPq, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conformidade com a Resolução Normativa nº 017/2006 do CNPq, para a acadêmica do Curso de Agronomia e estudante do GTAGRI Gabriela Talian para realizar a pesquisa “Inovação tecnológica: fertilizante fluído à base de ácidos húmicos e fúlvicos extraídos de resíduos agroindustriais”. Assim, a presente parceria possibilita um ambiente favorável para aproximação da Unochapecó e da Ferticel para transferência de tecnologia por intermédio de incentivos concedidos pelo Estado, possibilitando acesso as inovações tecnológicas fornecendo vantagens competitivas no mercado. 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image