Professor da Uno é uma das mentes criativas por trás do game 'Senna Sempre'

Texto Ionara Virmes*

Ayrton Senna é o maior nome brasileiro nas corridas de Fórmula 1. Entre as décadas de 80 e 90 o piloto conquistou diversos prêmios e milhares de fãs ao redor do mundo, estes, encontram as mais variadas formas de homenageá-lo, relembrar a sua trajetória e a emoção que era acompanhá-lo nas pistas. Entre as diversas homenagens está 'Senna Sempre', ou 'Senna Forever', expansão do jogo 'Horizon Chase Turbo', um game de corrida arcade, idealizada e produzida pela empresa brasileira Aquiris Game Studio, a qual tem entre seus colaboradores o game designer e professor do curso de Design da Unochapecó, Rodrigo Oliveira.

O professor Rodrigo atuou como game designer em 'Senna Sempre'

Participante do projeto desde 2020, Rodrigo conta que o processo de criação foi desafiador, tanto pela alta expectativa dos fãs de Senna, de Fórmula 1 e do jogo, quanto pela busca por uma experiência de alta qualidade por parte do estúdio produtor.

"O meu papel como game designer é criar e desenvolver toda a experiência do jogador, então, não necessariamente programo ou desenho, mas eu digo como tem que ser feito o que o jogador vai experienciar. A sensação é maravilhosa, especialmente quando vemos a recepção do público e da mídia especializada, que é bem criteriosa e exigente".

Você como Ayrton Senna

O jogo 'Horizon Chase' foi lançado, originalmente, em 2015 para plataformas mobile, mas foi em 2018 que a nova versão, agora chamada de 'Horizon Chase Turbo', alcançou novos públicos, estando disponível para computadores, console, PlayStation 4, Xbox, e em todas as plataformas digitais, como Steam, Epic e Nintendo Switch. Inspirado em 'Super Monaco GP' e 'Top Gear', a expansão 'Senna Sempre' se diferencia do jogo original, o qual se corre ao redor do mundo com automóveis esportivos e urbanos. Nesta, é possível pilotar como Ayrton Senna em pistas temáticas, inspiradas em circuitos reais que ele correu, podendo escolher entre dois modos de jogo: carreira e campeonato.

O modo carreira é dividido em cinco capítulos com corridas inspiradas nas competições do piloto brasileiro. "O primeiro capítulo, por exemplo, é inspirado em 1984, quando o Ayrton Senna corria pela Toleman, o segundo capítulo é inspirado em quando o Senna corria pela Lotus, e os capítulos três, quatro e cinco são a época em que ele corria pela McLaren, quando ganhou o tricampeonato", conta Rodrigo. Já o modo campeonato oferece uma competição, de um a quatro players no mesmo videogame, e a possibilidade de escolher um dos carros disponíveis para jogar em três modos de dificuldade.

Área em expansão

O videogame é um artefato cultural consolidado em diferentes grupos sociais, e ficou ainda mais forte durante os últimos anos. Rodrigo conta que, durante a pandemia, o número de pessoas consumindo jogos digitais aumentou, tanto pela evolução dos gráficos, quanto pela possibilidade de passar mais tempo em casa. "Cada vez mais as pessoas estão jogando videogames, seja no celular, computador, tablet ou no console. Estamos vendo um fenômeno muito diferente do que víamos antes, não existe nenhuma chance do consumo de games diminuir, isso é praticamente impossível porque as gerações estão passando e ele está cada vez mais forte e presente no cotidiano", ressalta.

A extensão do jogo 'Horizon Chase' é uma homenagem para Ayrton Senna

Desse modo, o professor destaca que o mercado de trabalho cresceu, assim como  o consumo, exigindo profissionais com noções e habilidades bem desenvolvidas. O designer de jogos deve buscar conhecimento todos os dias, seja em novas línguas, tecnologias e o próprio mercado. E a formação de um bom profissional tem início dentro da sala de aula, é lá que Rodrigo compartilha suas experiências, inspirando diversos estudantes a alcançarem seus objetivos na área.

"A convivência com os estudantes é muito boa, e eu sei que eles sentem-se inspirados e orgulhosos de compartilhar essa história de um de seus professores ter a oportunidade de trabalhar com um produto tão legal. De maneira geral, os professores do Design são excelentes, e eu me sinto seguro em dizer que, para os acadêmicos e para o curso, é importante esse destaque e ver que o que a gente fala em sala de aula, se põe em prática na indústria e dá certo", pontua.

Design na Uno

O curso de Design da Uno oferece três abordagens principais: design de produtos, visual e de games. Isso possibilita ao acadêmico escolher a área de especialização. Quando optado pelo design de games, o estudante será preparado para atuar com arte para jogos, desenhos de interfaces e dos personagens, animações e com a experiência do jogo (game design). Existem, também, disciplinas relacionadas a metodologias criativas e de produção, gerenciamento de projetos, projetos de jogos digitais e de tabuleiros, as quais contribuem fortemente para o desenvolvimento de profissionais.

"Esse é o melhor momento do curso em relação a formação de profissionais para design de games. Inclusive, vários estudantes que ainda não se formaram já estão atuando na indústria e no mercado, em áreas como produção, ilustração, arte 2D, modelagem 3D e animações", completa o professor.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Videogames