Atividade foi organizada pelo mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais

Geral

O mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó realizou no dia 08 de agosto, no plenário do bloco R da universidade, uma palestra com o professor doutor Julio Plaza Tabasco, do Departamento de Geografia e Ordenação do Território da Universidad de Castilla-La Mancha. No evento o tema debatido foi   “Usos do solo e desenvolvimento regional: estudos comparativos Espanha e Santa Catarina”.

O objetivo do projeto foi fomentar e ampliar discussões teóricas e empíricas sobre a temática, tendo em vista intercâmbio internacional de programas de mestrado de Santa Catarina com a Universidad de Castilla-La Mancha. Estiveram presentes na palestra docentes e discentes do mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e dos cursos de graduação em Agronomia e Ciências Econômicas da Unochapecó. Professores do mestrado em Administração da Unoesc também participaram da atividade.

A atividade compôs plano de trabalho como professor visitante em um projeto mais amplo coordenado pelo professor doutor Valdir Roque Dallabrida do mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC)/Canoinhas,  intitulado “Território, Identidade Territorial e Desenvolvimento: a especificação de ativos territoriais como estratégia de desenvolvimento nas regiões do Estado de Santa Catarina”.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e conta com a participação de diferentes programas de pós-graduação stricto-sensu de Santa Catarina, dentre eles o mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, representado pela professora doutora Rosana Maria Badalotti.

Solos
Regional