Minha Uno
Menu Busca

Professora une vivências pessoais à exposição sobre a criação

Geral

A professora do curso de Artes Visuais da Unochapecó Márcia Moreno abriu sua exposição “Gênesis – Uma Tentativa de Criação” em São Caetano do Sul (SP). A mostra, que iniciou no dia 12 de novembro, faz parte de uma chamada via edital, da Secretaria de Cultura do município e a exposição segue até o dia 17 de dezembro de 2014. Na abertura, a professora também ministrou uma palestra “Da Criação à Arte de Ensinar”.

Constantemente pesquisando e inovando, a professora e artista plástica apresenta em seu trabalho uma proposta que provoca emoções e reflexões distintas, permitindo aoobservador a engendrar nos seus desejos mais íntimos. “Essa exposição havia sido elaborada por cerca de dois anos. Ela é resultado de uma vivência extremamente íntima e que em 2013 consegui usar da arte para transferir ao suporte minhas experiências de dor, perdas e angústias vivenciadas nos últimos quatro anos”,esclarece.

exposicao marcia moreno

Márcia explica que suas referências foram artistas semelhantes a ela, que desejavam ter filhos e sempre se deparavam com a dor da perda, como Frida Kahlo e Eli Heil. “A partir de leituras, pesquisas e estudos, percebi que nada melhor que utilizar do conhecimento enquanto artista, para me 'libertar' das 'sombras', das tentativas de'criação' e que, até então, haviam sido sem sucesso”. Embora a exposição estimula o desconforto ao observador, há uma contemplação subjacente ligada ao desejo por uma nova vida a qual posteriormente a finalização dessa série, é realizada - "'Gênesis' deixou de ser uma 'tentativa' de vida e passa a ser 'VIDA!'"

A obra e seus efeitos

Como descreve a professora, a mostra tem provocado nas pessoas uma reflexão quantos às próprias frustrações”. “Isso ficou explícito, pois elas vinham até mim contar das suas perdas e sonhos não realizados, trazendo, de certa forma, alívio para alguns visitantes, e imediatamente pude perceber quão importante é a exposição desta série, não só para mim, mas aos observadores”. Aos que ficaram curiosos para conhecer “Gênesis – Uma Tentativa de Criação”, a professora anuncia “em breve, pretendo participar de outros editais em Chapecó e expor na cidade”. A partir de agora, é aguardar. 

COMPARTILHE
TAGS
Professora
Gênesis
Exposição
Criação
Artes visuais

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image