Programa Compartilha debate o futuro da Uno

Inovação

Construir uma Unochapecó melhor é uma preocupação de todos os estudantes, docentes e técnicos-administrativos da Instituição. As ideias que surgem através da comunidade acadêmica podem auxiliar na resolução de diversos problemas, dos mais banais aos mais complexos. Com o objetivo de ouvir estas sugestões, além de apresentar a prestação de contas, a Reitoria da Unochapecó lançou, nesta terça-feira (05/04), o Programa de Gestão Colaborativa, chamado de Compartilha.

Serão quatro etapas, que envolvem apresentações de dados institucionais, discussões setorizadas, proposição de ideias e a execução das soluções. A primeira etapa consiste em 21 encontros, que serão realizados até a próxima quarta-feira (13/04), em que a Reitoria irá expor para os participantes informações técnicas, administrativas, financeiras e acadêmicas da Universidade.

A partir destes dados, são debatidos problemas e soluções para todos os setores e áreas. “As pessoas participam compartilhando ideias. A Gestão recolhe as informações para transformá-las em projetos a serem implementados na Instituição”, afirma o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski.

Para ele, ouvir as pessoas é uma etapa imprescindível para a nova Gestão, que iniciou as atividades há apenas dois meses. “A Universidade é uma instituição de grande porte, quase mil colaboradores. Então torna-se necessário estabelecer uma relação muito mais próxima com todos para que possamos efetivar a troca de ideias e criar soluções para os problemas existentes na Instituição”, complementa.

O Programa de Gestão Compartilhada é o primeiro de cinco grandes projetos que serão executados pela Reitoria até o final do ano. Até então, ações como esta eram inéditas na Universidade.

Participação e representatividade

Nesse processo a participação de todos é essencial para o futuro da Universidade. Cada um de nós também é responsável por construir uma Unochapecó melhor, mais participativa e democrática. Fabiane Roman atua como Assistente Social na Unochapecó há 12 anos. Através do Compartilha, ela pode expor questões importantes para a atuação do setor dela, a Divisão de Apoio aos Estudantes (Atento), e para toda a Universidade. “É bem importante para o funcionário entender questões técnicas da Gestão, pra conseguir participar e colaborar acima de tudo. Me sinto valorizada, porque quando somos chamados para socializar assuntos tão importantes, passamos a apoiar e a colaborar ainda mais com a Universidade”, comenta.

Já para o Diretor de Tecnologia da Informação (TI), Lissandro Machado Hoffmeister, a atuação das pessoas em conjunto é mais eficiente para que os problemas de todos os setores sejam identificados e solucionados. “Quando as pessoas conseguem ajudar, o resultado final se torna muito mais interessante e eficiente”, afirma.

Reitoria
Programa de gestão compartilhada