Programa Tamo Junto amplia atividades e oferece cuidado a quem precisa

Texto Ana Vertuoso*

Se antes já era importante cuidar de quem mais precisa, agora, com a pandemia de coronavírus e o agravo da situação de vulnerabilidade de muitas pessoas, isso se torna um dever. É por isso que o projeto de extensão da Unochapecó 'Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Raia)’ criou o Programa Tamo Junto – Cuidado Integral e Arte. No primeiro semestre, foi desenvolvida uma tecnologia para oferta de atividades em cultura, assistência social, saúde e educação, de forma remota para crianças e adolescentes. Ainda, foram realizadas outras atividades, como a arrecadação de eletrônicos, visitas domiciliares e oferta de recursos para acesso à rede a famílias da região da Efapi, oferta de ensino da música e atendimento psicossocial. Agora, o Tamo Junto terá algumas novidades.

A primeira delas é a ampliação do público atendido e a constituição de diversos grupos de trabalho. Um deles, em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realizará atendimentos remotos a meninas que tiveram seus direitos violados. Outro irá atender jovens em medida socioeducativa no Programa Inovamente, da Assistência Social de Chapecó. Além disso, um grupo será dedicado especialmente aos pais e responsáveis dos jovens que participam do Tamo Junto, a fim de compreender e elaborar estratégias para combater as dificuldades enfrentadas pelas famílias no contexto atual. Será implantado, também, o segundo grupo de qualificação de aprendizagem, com crianças de oito a 12 anos, e atividades realizadas com participantes do projeto de extensão da Unochapecó 'Experiências do Brincar'.

Ainda, a partir de diálogos realizados, pretende-se compartilhar recursos e ofertar atendimentos a crianças e adolescentes dos bairros São Pedro, Líder e Marechal Bormann. Todas essas atividades irão acontecer semanalmente, de forma pessoalizada ou em grupos, visando as necessidades e a saúde mental da população. Para isso, será utilizado o aplicativo do Tamo Junto, que foi desenvolvido pelo curso de Psicologia, junto com o escritório de Design da Unochapecó e parceiros externos à Instituição. Neste semestre, este aplicativo não será a única ferramenta utilizada. No mês de setembro, um curso sobre acolhimento e primeiros cuidados psicológicos em emergências e desastres será disponibilizado no Unoplus, o portal de cursos online da Unochapecó.

O coordenador da Raia, professor Murilo Cavagnoli, conta que até agora as estratégias utilizadas têm dado resultados positivos devido a participação de todos. "Uma das questões relevantes é a mobilização de nossos parceiros e da comunidade em geral para a doação de equipamentos eletrônicos, principalmente celulares, notebooks em bom funcionamento e equipamentos periféricos como câmeras, microfones e fones de ouvido. Todos eles são necessários para que possamos entregar os recursos completos, e para que as famílias tenham acesso à rede e, por consequência, aos aplicativos", frisa.

Pontos de coleta

Uma das principais atividades do projeto é a arrecadação de eletrônicos que serão repassados para as famílias. Agora, quem quiser realizar uma doação pode levar computadores, notebooks, celulares ou acessórios na Central de Relacionamentos da Unochapecó, das 13h30 às 19h30 e no Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Universidade, das 08h às 18h. Também é possível doar no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Efapi (CRAS - Efapi), das 07h às 18h, na Loja Estilo Verde, das 09h30 às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos, das 07h às 19h, ou na Escola de Artes, das 07h às 19h.

São parceiros do Tamo Junto, os cursos de Psicologia, Pedagogia, Ciência da Computação e Música, além dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde, e os Programas de Extensão da Unochapecó, Sorriso Para a Vida, CAC, Serviços de Psicologia, Inclusão Digital e Experiências do Brincar. Também, as secretarias de Cultura e Assistência Social de Chapecó, assim como o Conselho de Direitos Municipal da Criança e do Adolescente, que acolheu e financiou o projeto via edital de fomento, são parceiros ativos no desenvolvimento do Programa.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Tamo junto