Entre as atividades propostas está um debate sobre cirurgia minimamente invasiva

Geral

Iniciou nesta terça-feira (16), as ações da Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec), estrutura que visa promover o acesso à inovação tecnológica gratuitamente a estudantes e profissionais da área da saúde de todo o país. A unidade, que ficará na Unochapecó até quinta-feira, foi disponibilizada pelos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Unochapecó.

A primeira atividade do “Caminhão da Saúde” foi uma palestra sobre “Evolução e novas tecnologias da cirurgia vídeo endoscópica”, ministrada pelo doutor João Baroncello. O doutor abordou a evolução das práticas cirúrgicas no mundo e no Brasil, mostrando também sobre o aperfeiçoamento da cirurgia robótica.

Segundo ele, um dos principais diferenciais da cirurgia minimamente invasiva é a menor “agressão” ao paciente. “Se você comparar com serviços convencionais que são cortes mais extensos, o que tem o estigma de grandes incisões não é mais válido por que com as novas tecnologias quanto menos você agredir o paciente e resolver o problema melhor. Isso é um mérito cirúrgico e quem é beneficiado é o próprio paciente”.

Um dos propósitos da Umec, como destaca Baroncello, é estreitar os laços entre conhecimento e estudantes propiciando a estes o contato com as novas tecnologias. “A região de Chapecó é um polo de saúde e isso está trazendo inovações que a cada dia tentamos colocar em prática. Além disso procuramos manter contato entre os estudantes e essas novas tecnologias”.

umec    Para a estudante do 12° período curso de Medicina da Unochapecó, Gabriela Citron Vedana a vinda da estrutura à universidade proporcionará um conhecimento importante à formação profissional dela. “Além de ter atividades teóricas, também têm várias atividades práticas, principalmente para nós estamos nos formando, já que conseguimos aprender muitas coisas práticas que utilizaremos após formados”.

Na programação estão previstas 16 atividades voltadas ao aperfeiçoamento dos profissionais da saúde e das atividades conta também com ações como “Cuidados com o pé diabético”, “Segurança na intubação orotraqueal”, “Introdução às suturas, agulhas e nós cirúrgicos: fios absorvíveis e não absorvíveis”, “Princípios, riscos e precauções em eletrocirurgia e fusão de tecidos”, entre outros.

Umec
Caminhão