Projeto mostrou aos alunos um jeito diferente de estudar

Geral

A sexta edição do projeto “Biologia na praça” aconteceu na Escola Básica Estadual Professora Valesca Parizotto, no dia 03 de outubro. A ação é desenvolvida pelo curso de Ciências Biológicas da Unochapecó em parceria com o Museu de Ciências Naturais e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O projeto é destinado a estudantes do ensino médio e trabalha a biologia de jeito diferente, através de oficinas e atividades lúdicas.

biologia

O projeto que geralmente é desenvolvido em praças públicas de Chapecó e Região, chegou também as escolas, onde os professores, técnicos e acadêmicos do curso ministram oficinas aos estudantes mostrando que é possível aprender sobre biologia de um jeito diferente. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Marcos Perini, através de atividades interativas, é possível melhorar a qualidade do ensino, criar espaços de divulgação científica e despertar nos participantes a necessidade de uma nova consciência ambiental. “Através das oficinas muitos alunos começam a pensar e refletir sobre suas próprias ações, em relação ao meio ambiente. Assim eles passam a perceber a importância de buscar novas atitudes”, destaca o professor.

Em cada escola que o projeto passa são ministradas seis oficinas, que envolvem a conscientização ambiental, visualização de aves, documentários sobre ecologia e os cuidados com a dengue na nossa região. A jovem Isabela Azin, de quinze anos, conseguiu ver de pertinho através de um microscópio, a larva do mosquido da dengue. “Essa é uma experiência nova, ver ao vivo e entender como acontece, é diferente. Acho importante porque isso faz parte do nosso cotidiano, mas a gente não observa. E trazendo a biologia para a nossa escola, é possível observar e reparar em detalhes diferentes”, explica a estudante.

biologiaUma das atividades que mais chamou a atenção dos alunos foi a visualização de aves. Com a ajuda de um binóculo eles puderam conhecer algumas espécies e aprender sobre a importância delas para a ecologia. A estudante de 17 anos, Sara Sales, nunca imaginou ter uma aula de biologia dessa forma. “Sempre imaginei uma aula prática, mas em sala de aula ou em um laboratório, com experiências e com microscópio. Mas sair da escola e visualizar as aves foi muito bacana e diferente”, conta a estudante.

Educacao
Aves