Projeto promove educação ambiental à estudantes do Ensino Fundamental

A última quarta-feira (22/06) foi de muitas descobertas e aprendizado para os estudantes do 3° e 4° ano do ensino fundamental das Escolas Básicas Municipais Sereno Soprana, Fedelino Machado dos Santos, Herbert de Souza e Jardim do Lago. Eles participaram do Encontro de Educação Ambiental para a Infância. O evento é realizado na Unochapecó pelos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, em parceria com o Mestrado em Ciências Ambientais, o Museu de Ciências Naturais, além dos projetos de Extensão “Pedagogia na Rua”, “Viveiro Educativo”, a “Brinquedoteca” e “Olhares sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica”.

uno

Neste encontro o tema foi o Meio Ambiente. De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Confortin, este encontro busca sensibilizar os estudantes evidenciando a importância em contribuir para um mundo sustentável. “O meio ambiente passa por situações críticas, onde podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se a população se conscientizasse da importância do uso correto e moderado dos recursos naturais”, destaca.

uno

Os estudantes participaram de diversas oficinas, onde conheceram os biomas do Brasil e a fauna e flora da região Oeste. Para a professora da 4º ano da Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos, Roberta Weber, “as atividades realizadas proporcionam uma maior absorção de conhecimento, pois os estudantes têm acesso às aulas mais expositivas, dessa forma eles associam o conteúdo ministrado em sala de aula com as práticas”, ressalta.

UnochapecÓ
Unochapecó