Quatro mestrados estão com vagas abertas

Os mestrados em Ciências Ambientais, Direito, Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Tecnologia e Gestão da Inovação estão com inscrições abertas para as turmas que iniciam em 2017. Os editais dos processos seletivos estão publicados e disponíveis nas páginas dos cursos e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro. Além desses mestrados, a Unochapecó também oferece os mestrados em desenvolvimento (Educação, Ciências Contábeis e Administração e Ciências da Saúde) e um doutorado em Ciências da Saúde.

Conheça as possibilidades de mestrado para 2017:

Mestrado em Ciências Ambientais:

O programa teve início em 2005, com o objetivo de contribuir com a produção de conhecimentos para solucionar os problemas ambientais recorrentes no Oeste. De acordo com o coordenador do curso, Jacir Dalmagro, devido ao desenvolvimento das agroindústrias na região, existe também a necessidade do desenvolvimento científico acerca do meio ambiente. “O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais é uma das iniciativas da Unochapecó que contribui com melhorias significativas no quadro de desafios para a conservação dos ambientes naturais e elevação da qualidade de vida da população”.

O Mestrado em Ciências Ambientais já formou mais de 130 mestres que atuam principalmente em universidades, escolas de educação básica e órgãos públicos. Os interessados em desenvolver pesquisas na área devem direcionar seus projetos para as linhas: Dinâmicas Socioambientais e Biodiversidade ou Tecnologias Ambientais. São 20 vagas e podem se inscrever profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Sociais, das Engenharias, da área da Saúde e também das Ciências Agrárias.

Mestrado em Direito:

Nos dias atuais, a academia contribui muito com o conhecimento prático para capacitar um bom profissional de Direito. “A abordagem mais crítica e aprofundada, adquirida através do mestrado e doutorado, é mais que essencial na formação do jurista contemporâneo. O que era uma raridade há algumas décadas, hoje se torna comum: grande parte dos magistrados, membros do ministério público e advogados, bem como os dos demais operadores do direito, possuem um título de mestre ou doutor”, afirma o coordenador do Mestrado em Direito da Unochapecó, Marcelo Teixeira. E foi assim que surgiu em 2015 o Mestrado em Direito na universidade.

Santa Catarina possui aproximadamente cinquenta cursos de graduação nessa área, porém somente quatro possuem Programa de Mestrado. Um deles é o da Unochapecó, que tem como foco os direitos da cidadania. O programa é composto por duas linhas de pesquisa: Direito, Cidadania e Socioambientalismo; e Direito, Cidadania e Atores Internacionais. Para 2017, estão disponíveis 15 vagas.

Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais:

O Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais surgiu em 2010 com o objetivo de preparar profissionais de diferentes áreas para atuar na elaboração de diagnósticos de problemáticas sociais. Para a coordenadora do curso, Dunia Comerlatto, a realização de uma pesquisa pode auxiliar na formulação, execução e avaliação de políticas e programas implementados por organizações públicas e privadas na perspectiva do desenvolvimento regional.

Podem se candidatar profissionais e gestores em diferentes áreas de políticas públicas, como agentes de desenvolvimento local ou regional. Os projetos devem seguir duas linhas de pesquisa: Problemáticas Regionais e Políticas Sociais e Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento.

Tecnologia e Gestão da Inovação:

Tecnologia e Inovação são as palavras-chave do mundo moderno. A contemporaneidade está marcada pela proliferação de artefatos tecnológicos, que têm papel transformador na sociedade. “As consequências do desenvolvimento tecnológico exigem uma avaliação criteriosa para que haja uma adequação da tecnologia às características econômicas, socioculturais e regionais, bem como a melhoria na qualidade de vida do ser humano”, comenta o coordenador do Mestrado, Marcello Costella.

O curso é voltado para engenheiros, médicos veterinários, zootecnistas, químicos, físicos, biólogos, nutricionistas, administradores de empresas, graduados em sistemas da informação e computação, entre outros que possuem interesse em atuar com inovação. São 20 vagas disponíveis, nas linhas de pesquisa de Agroindústria e Construção.

inscrições