Reitoria compartilha ações da gestão no início do Ciclo de Estudos

Texto Jessica De Marco*

Enquanto os estudantes não retornam à Universidade, os professores da Unochapecó se preparam para recebê-los. De 04 a 08 de fevereiro, eles participam de uma programação especial: o 16º Ciclo de Estudos. São diversas atividades, com foco nos novos processos de ensino e aprendizagem no contexto universitário contemporâneo. O evento iniciou na tarde de ontem (04/02) com um diálogo da Reitoria sobre as ações da gestão. O reitor e os quatro pró-reitores da Instituição compartilharam o que já foi realizado e também o que está previsto para este ano. Já no período da noite, foi a vez do professor Adriano Teixeira apresentar os desafios da educação no século XXI.

"O Ciclo foi pensando de uma forma mais integrada, onde os professores possam participar das mesmas atividades. O evento está alinhado com o projeto 'Qualidade Acadêmica' e o foco é nas práticas pedagógicas. Esperamos que com o Ciclo os professores possam avançar nas suas metodologias em sala de aula, já que os alunos são mais interativos nesse mundo contemporâneo", comenta a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin.

O diálogo com a Reitoria é um momento importante da programação, afirma o reitor, professor Claudio Jacoski. "Em todos os semestres repetimos essa ação, ou seja, esse processo de compartilhar. O objetivo é que o docente possa ter um alinhamento com tudo que a gente vem fazendo, para colocar as pessoas que atuam no dia a dia da Instituição ainda mais próximas das grandes decisões que são tomadas pela gestão. Essa mesma ação também será desenvolvida com os técnicos", acrescenta.

werewUma grande novidade neste Ciclo de Estudos é o Desbravador Master. O evento integra a programação e acontece nos dias 06 e 07 de fevereiro. A atividade é baseada no projeto 'Desbravador', criado pelo curso de Administração da Unochapecó para desenvolver o perfil empreendedor dos acadêmicos. Agora a ideia é capacitar os professores de todas as áreas para que eles também possam levar esse conhecimento para a sala de aula e trabalhar junto aos estudantes.

Durante os dois dias de evento, os professores serão instigados a achar um problema e buscar uma solução para ele. Será uma forma de desenvolver o perfil empreendedor, com a ajuda de profissionais da área. Os inscritos poderão participar, também, de pequenas palestras e falas sobre empreendedorismo e metodologia ativa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Reitoria