A etapa regional da Olimpíada de Matemática reuniu mais de 400 alunos de escolas públicas e particulares dos três Estados do Sul

Geral

A 10º edição da Olimpíada Regional de Matemática (ORM) aconteceu na Unochapecó no último sábado (18) e reuniu mais de 400 estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares do Oeste de Santa Catarina, Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. A intenção é identificar novos talentos e despertar o gosto pela disciplina nas escolas.

matematicaConhecida por não ser a queridinha em sala de aula, a Matemática tem desafiado muitos estudantes. Para encontrar a solução dos problemas matemáticos, eles têm que colocar em prática o raciocínio lógico e criatividade. Conforme a coordenadora regional da Olimpíada Regional de Matemática, Rosangela Ramon, cada ano que passa os jovens que prestam a prova mostram o quanto isso é possível. “A forma como eles escolhem para resolver as questões é surpreendente. A mesma questão é resolvida de maneiras diferentes, às vezes de um jeito que a gente nunca imaginou que poderiam ser resolvidas. Essa é a maior riqueza da Olimpíada, trabalhar a criatividade, ir além dos conceitos matemáticos”, ressalta a coordenadora.

Neste ano a prova contou com seis questões, elaboradas por professores e acadêmicos do curso de Matemática da Unochapecó. O jovem Thomás Toledo Bortoloto, de 11 anos, veio acompanhado de toda a família. Pra ele a Olimpíada serve de teste e preparação para outras provas. “Eu gosto de me avaliar, e acho que seria uma experiência a mais fazer essa prova. Aqui você é desafiado a solucionar as questões e ainda a fazer a gestão do tempo, calcular quanto tempo será necessário para resolver todas e com tranquilidade”, enfatiza o adolescente.

matematica

A competição também serve para quebrar preconceitos. A jovem Kayane da Costa Brum não gostava muito de matemática, mas com a ajuda dos pais intensificou os estudos e agora se surpreende por estar em uma disputa como essa. “O segredo é prestar atenção, ter concentração para resolver os problemas. Em sala de aula você aprende que isso é essencial para ir bem na matéria, e a Olimpíada vem para ajudar, para testar os conhecimentos”.

Nesta edição mais de três mil alunos de 40 escolas participaram da primeira fase. O resultado desta segunda etapa será divulgado no próximo mês, já a premiação, aos trinta alunos que obtiveram melhor nota na prova, será no dia 5 de dezembro na Unochapecó.

Olimpíadas
Matematica