Minha Uno
Menu Busca

Laboratório de Análises de Alimentos funciona desde 2011 e realiza ensaios microbiológicos em alimentos e água

Geral

O Laboratório de Análises de Alimentos (LAA) da Unochapecó surgiu através do pensamento institucional de atender as pequenas agroindústrias familiares. Hoje, ampliando o leque de público, atende pequenas e médias empresas e a comunidade em geral. O laboratório realiza análises de controle de qualidade e monitoramento, processos e produtos na área de alimentos e água. São ensaios microbiológicos, conforme as legislações vigentes.

laboratorio laa

De acordo com a técnica coordenadora do LAA, Débora Carneiro Leite, os serviços prestados permitem monitorar os processos desenvolvidos pelas empresas e contribuem com a melhoria da qualidade do processo produtivo. A iniciativa, que funciona desde 2011, colabora para a qualificação técnica dos empreendimentos, favorece a melhoria dos processos produtivos e, consequentemente, a agregação de valor aos seus produtos. “Os ensaios laboratoriais fornecem informações sobre a qualidade dos processos e produtos, permitindo que os clientes atendam às exigências dos órgãos oficiais de fiscalização e regulamentação. Desse modo, possibilita que o consumidor final tenha acesso a produtos de maior qualidade”, esclarece Débora.

Parâmetros

Para os alimentos, os ensaios seguem os padrões oficiais da Association of Analytical Communities (AOAC). Já para água, seguem o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA). No espaço são prestados, ainda, serviços de elaboração de tabelas nutricionais para rótulos (RDC nº 360, de 23/12/2003) e de esterilização de materiais (vapor úmido).

No sentido de alcançar a excelência, o LAA desenvolve todos os ensaios de acordo com metodologias internacionais, e está implantando o sistema de gestão da qualidade que possibilitará a acreditação na ISO/IEC 17025 / CGCRE-Inmetro. Tal ação conferirá uma garantia ainda maior à emissão dos resultados analíticos obtidos nos diversos serviços oferecidos pelo laboratório. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail lab.alimentos@unochapeco.edu.br ou pelos telefones (49) 3321-8391 / 3321 8346.

COMPARTILHE
TAGS
qualidade
qualidade
Produto
Laboratório
Ensaio
Análise
Alimentos
água

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image