Minha Uno
Menu Busca

Saúde mental é a temática central da Sipat da Unochapecó

Saúde

Texto Gabriel Kreutz*

 

Na última semana, entre os dias 16 e 20 de setembro, os funcionários da Unochapecó tiveram a oportunidade de sair um pouco de seu ambiente de trabalho e participar de momentos de reflexão e conhecimento sobre a própria saúde. Com o tema "Viva +', a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) iniciou com uma palestra do médico psiquiatra Jairo Bouer. Ele questionou os participantes sobre a temática 'Como anda sua cabeça: saúde mental em foco'.

Na terça-feira (17/09), a primeira temática abordada foi 'Práticas corporais', com a professora Lilian Rodrigues. Depois, foi falado sobre 'Emergências domésticas', com Dieison Corona e Alef Trevisan. Na quarta-feira (18/09) ocorreu uma roda de conversa sobre depressão e suicídio, com as psicólogas Ozana Simon e Giovana Fiorentin. Já na quinta-feira (19/09), o médico psiquiatra Vitor de Melo Netto palestrou sobre o tema 'O vício sem substância'. Para encerrar a Sipat, na sexta-feira (20/09), ocorreu a palestra 'Como lidar com o estresse e qualificar a vida', com a médica Maikelli Simes.

A programação da Sipat foi organizada pela Cipa

De acordo com a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), Taiz Balardin Antonini, a Sipat foi pensada ouvindo muitas pessoas. "Nós representantes da Cipa discutimos a Sipat, desde nossa posse (em abril deste ano), e a partir das reuniões fomos elaborando o projeto, e também, conversando com profissionais para que trabalhassem os temas. Era unânime a decisão de que deveríamos abordar temáticas formais sobre saúde, especialmente saúde mental (mente e corpo), e também, momentos de lazer e segurança", explica.

A presidente destaca que a avaliação geral da Sipat foi muito boa. "Foi uma semana excelente de aprendizado, com várias atividades que proporcionaram parar um pouco nossa rotina, refletir sobre nossos hábitos e ouvir experiências de temas relacionados à saúde, segurança e bem estar pessoal e profissional. Isso requer muita responsabilidade, cuidado e atenção, pois passamos grande parte do nosso tempo neste ambiente, dividindo trabalho, cumprindo prazos, metas e entregando o melhor de nós. Neste mesmo espaço compartilhamos ideias, experiências, emoções, sofrimentos, enfim, criamos relacionamentos e redes que perpassam demandas profissionais e afetam diretamente nossa saúde mental e física", completa.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sipat
Saude mental
Cipa

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image