Semana Acadêmica celebra 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda

Profissão

texto: João Pedro Zatta Grolli e Emilly Bueno *

Para abrir as comemorações do aniversário de 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, acadêmicos e professores organizaram a Semana Acadêmica intitulada 'Publicidade em Debate', com a temática 'Entre Olhares - Histórias que conectam o passado e nos inspiram ao futuro'. A programação, realizada de 15 a 19 de maio, contou com palestras de profissionais e conversas com egressos.

"Foi assim que a gente pensou a programação, para que ela desse conta de atender as expectativas e também trazer coisas novas que oxigenem e ajudem a gente a pensar esse tempo que o curso tem, de 20 anos, e olhar para frente também", destaca a professora Valéria Feijó, organizadora do evento.

O Publicidade em Debate, evento tradicional do curso, havia sido realizado pela última vez em 2018, e foi retomado este ano com o objetivo de conectar estudantes, egressos e profissionais que atuam no mercado de trabalho para conversar e discutir o cenário atual. O evento abriria as atividades das comemorações dos 20 anos do curso, mas depois, foi inserido dentro da programação da Semana Acadêmica. "Tínhamos como objetivo contar um pouco dessa história, homenagear pessoas que passaram por aqui, e trazer também o contato mais direto com os nossos egressos e a nossa história", relata Valéria.

A professora ainda comenta que a organização pensou em como tratar a ideia de contar a história, mas também de discutir o que estão vivendo no mercado e olhar para o futuro a partir dos debates atuais. "O tema 'Entre Olhares' foi justamente para conectar. A gente olha para a nossa história, entende quem somos, pensa o presente, o que a gente está vivendo, quais são as possibilidades, para poder re-imaginar e contar essa história novamente, e impactar positivamente o futuro", destaca.

A acadêmica do quinto período de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Ketheryn Fistarol, relata a experiência de organizar e realizar o evento. "Foi nos dada essa missão, junto com a professora Valéria, para construir a semana acadêmica. Toda essa parte de logística, de estrutura, de palestrantes, a gente fez juntamente com a professora. A  Acin Publicidade e Propaganda nos auxiliou com a parte visual, todo o conceito 'Entre Olhares' foi construído pela agência. Foi um momento bem importante", salienta. Além disso, Ketheryn reforça a importância da Semana Acadêmica na formação dos estudantes.

"Organizar um evento é sempre uma grande loucura, tem muitas incertezas, principalmente quando a gente fala de trazer palestrantes de fora. Teve o Lucas, que veio de Santa Maria, outros dois palestrantes que vieram de São Paulo e a Caroline, do Mato Grosso. Agregou muito em gestão de crise, de conseguir improvisar em alguns momentos, mas também de organização, porque para conseguir produzir um evento tão grande como esse, você precisa ser organizado e organizar as pessoas que estão à sua volta também. Se em algum momento eu for trabalhar com eventos, pode ter certeza que a Semana Acadêmica me preparou muito", comenta.

A estudante Loeni Sthefani de Cesaro, do terceiro período de Publicidade e propaganda da Unochapecó, disserta sobre a Semana Acadêmica. Para ela, a palestra mais interessante foi a do dia 17 de maio, com o assunto criatividade. "Quando nós entramos no curso, temos essa ideia de que nascemos com a criatividade, como um dom. Mas, na verdade, ela é algo que a gente desenvolve ao longo do tempo, e você precisa consultar referências para conseguir ser criativo e colocar aquilo no papel. Foi uma palestra muito proveitosa e esclareceu muita coisa", aborda.

Leoni comenta ainda a contribuição da Semana Acadêmica na sua formação. "Ela traz muitas informações sobre o mercado. Temos uma ideia de como ele é, de certa forma. Ter essa experiência com pessoas que já são formadas, que já têm uma bagagem muito maior, traz uma ideia de como a gente precisa se portar à frente do mercado de trabalho. Ela consegue trazer um leque muito grande de informações dentro de uma semana que a gente vai captando e compreendendo. Temos um mundo de oportunidades para aproveitar", explica.

A aluna do primeiro período, Janaine Kornfüehrer, relata sobre a importância de estar presente em um momento tão especial para o curso. "Sinto uma alegria enorme em saber que esse curso está completando 20 anos. Publicidade e Propaganda é algo que tem ganhado mais espaço a cada ano que se passa, e a Unochapecó já formou muitos publicitários que, neste aniversário, tivemos o prazer de conhecer. Pude, inclusive, imaginar como será quando completarem 30 anos, se serei convidada como egressa e onde vou estar atuando", afirma.

A festa

O presidente do Centro Acadêmico de Publicidade e Propaganda, Jefferson Miguel Kovaleski, aborda a respeito da participação do CA na Semana Acadêmica. "A nossa maior participação ficou com a organização da festa, em que todo o lucro arrecadado será revertido para ajudar na viagem do Intercom, além de custear a Semana Acadêmica, o que vai permitir que inúmeros estudantes de Publicidade e Propaganda participem do congresso", expõe.

Jefferson também ressalta a importância em participar do Centro Acadêmico em uma data tão significativa. "Ver o quanto nosso curso já contribuiu para a sociedade e para a comunidade acadêmica, nesses 20 anos, é muito gratificante. E estar presente no Centro Acadêmico, durante esse período, é uma sensação de fazer parte ativamente da construção dessa história", comenta.

* estagiários da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Semana acadêmica
Publicidade e propaganda