Encontro que reuniu pesquisadores de sete países teve participação de professores da Unochapecó

Geral

O I Seminário Internacional sobre Pesquisa Participativa em Saúde e V Encontro de Trabalho Anual do International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR) foi realizado de 20 a 23 de agosto em Niterói-RJ. No encontro, coordenado da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF), estiveram reunidos pesquisadores da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estado Unidos, Portugal e Suécia. No evento a Unochapecó foi representada pelos professores Altamir Trevisan Dutra, Maria Elisabeth Kleba e Márcia Regina da Silva.

A atividade teve como tema a “Pesquisa-ação Participativa em Saúde: Conhecer para transformar”. O evento buscou construir novas parcerias e fortalecer aquelas já estabelecidas entre membros do ICPHR na pesquisa, na perspectiva de contribuir com a qualificação de políticas e práticas em saúde. Assim, promoveu-se diálogos sobre a pesquisa-ação como abordagem investigativa em saúde e suas potencialidades para ampliar a participação de diferentes sujeitos.

fotoNa ocasião a professora a professora Maria Elisabeth, fez parte de uma mesa-redonda sobre Pesquisa-ação participativa em saúde com a comunidade, junto com o professor da universidade McGill, no Canadá, Jon Salsberg, e o professor da Unigranrio Michel Thiollent.

Para Maria participar de uma mesa como palestrante com pesquisadores de outras instituições foi um desafio e uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre a pesquisa participativa na área da saúde, e o que vem sendo pesquisado nessa área em diferentes países. “Esse debate vem ao encontro de uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação da comunidade, reconhecida como essencial na promoção da saúde e na assistência integral e universal no Brasil, e que requer maior envolvimento da graduação e pós-graduação na formação de competências profissionais para sua efetivação.

Conforme Altamir, o evento foi um momento importante na conformação de metodologias que primam pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como, pela promoção do diálogo com a sociedade, na perspectiva da participação social e do empoderamento.

Encontro