Minha Uno
Menu Busca

Setembro Vermelho

Saúde

Dia mundial do coração - 29 de Setembro

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o que motivou a criação da data.

A data busca incentivar a mudança do estilo de vida, adotando hábitos mais saudáveis. Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional.  
Os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide.

Sintomas:
Falta de ar, cansaço que antes não eram percebidos, principalmente após a realização de algum esforço físico, dor como um aperto, queimação ou pontadas na região do tórax associada a formigamento ou dor no braço esquerdo, dor na região da mandíbula ou nas costas, devem alertar o indivíduo a procurar um cardiologista para uma avaliação mais detalhada.

Prevenção:
A mudança de hábitos contribui para a prevenção das doenças cardíacas. Confirma algumas recomendações dadas por especialistas:

1- Vá ao cardiologista e siga as suas orientações;
2- Abandone o tabagismo e a vida sedentária;
3- Inicie alguma atividade física, conforme orientação médica;
4- Caminhe trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana;
5- Mantenha uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;
6- Inclua vegetais, folhas e legumes nas refeições;
7- Troque a sobremesa calórica por uma fruta;
8- Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
9- Restrinja as bebidas alcoólicas.

O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças do coração, por isso vamos cuidar Coração.

 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image