StartMais promete ser o maior programa de inovação jovem de Santa Catarina

Texto Gabriel Kreutz*

No ano em que a Unochapecó completa seus 50 anos, pensando em todo o impacto causado na região Oeste de Santa Catarina e seu consequente desenvolvimento durante essas cinco décadas, surge um programa focado na proposição de ideias inovadoras por jovens que ainda estão no Ensino Médio. A 1ª edição do ‘StartMais - Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis’ vai estimular o empreendedorismo nos alunos de Chapecó e região, e trabalhar a capacidade de pensar ideias sustentáveis e inovadoras que ultrapassem o campus da Unochapecó.

“O objetivo do StartMais é fazer com que os jovens, cada vez mais cedo, tenham compreensão da importância que tem o processo de formação pela inovação e pelo empreendedorismo. A Unochapecó tem um destaque muito grande nessa área e vem nos últimos anos fortalecendo a região a partir de processos de construção de uma cultura empreendedora”, ressalta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Um dos destaques que o reitor cita foi o 17ª lugar que a Unochapecó conquistou no Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil, divulgado no fim do ano passado. Se comparado só as Universidades de Santa Catarina nesse mesmo Ranking, a Uno ficou em 2º lugar. “Neste momento, a gente também quer levar para os estudantes do ensino médio a opção de se integrarem, cada vez mais cedo, às atividades de desenvolvimento da região. Faz parte de toda uma estratégia pensada pela Unochapecó para desenvolver nosso Oeste Catarinense e esse projeto vem ao encontro de todas as outras medidas que a gente já constituiu”, explica Claudio.

Unochapecó está entre as universidades mais empreendedoras do país

O StartMais visa a proposição de ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo, pelos alunos de ensino médio de Chapecó e região. O programa inclui atividades isoladas e em grupo, capacitações, lives, atividades online, ações de mentoria, jornada de inovação, evento presencial para os finalistas e convidados, além de premiações.

Etapas

Inicialmente, os jovens matriculados no ensino médio e seus professores poderão participar de forma isolada e já estarão concorrendo aos prêmios em cada interação com as ações da Unochapecó. Para efetuar a inscrição, é preciso acessar o site uno.edu.br/startmais e realizar um cadastro. Neste momento ainda não é preciso ter a ideia formatada e nem uma equipe formada.

Depois disso, todos os inscritos receberão dicas de conteúdo para acesso, que além de ajudarem a etapa de gerar conhecimento, vão pontuar para que ganhem pontos por engajamento. Haverão diversas premiações ao longo do programa, pois a ideia é que o jovem ganhe conhecimento e também concorra a prêmios.

Após ter acesso de forma gratuita e online aos mais diversos conteúdos, haverá o momento de formação das equipes, que terão de três a cinco integrantes. Nessa etapa, a ‘Jornada da Inovação’, os participantes estarão em grupos que podem ter membros de qualquer escola da região e, inclusive, podem contar com apoio de um professor. A intenção é justamente misturar os estudantes e aproximar professores com os adolescentes, num processo em que todos colaborem no desenvolvimento de uma ideia. O StartMais apoia o vínculo e a co-criação pela empatia.

Nesse momento, também, os mentores vão orientar por seis semanas cada grupo, para que nasça e se desenvolva a ideia inovadora. Os 10 melhores projetos serão os finalistas e irão para o dia do evento final, com apresentação para banca de jurados.

Premiação

Os primeiros colocados ganharão diversos prêmios, além do troféu com as respectivas colocações. A escola com mais pontuação ganhará 10 mil reais e 100 horas de cursos de capacitação.

O reitor lembra, ainda, que a Unochapecó já comprovou sua qualidade ao receber a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), e agora reforça seu caráter científico e comunitário, ao proporcionar o desenvolvimento de novos empreendedores.

“A intenção é que, a partir da presença dos jovens, com suas ideias, ideais e projetos, nós enquanto Universidade, possamos dar a eles as condições para aquilo que é apenas uma ideia, possa se transformar num grande projeto para alavancar recursos, empregos e desenvolvimento na nossa região. Esperamos que o impacto seja a geração de um conjunto de pessoas engajadas na constituição de um grande ecossistema regional de promoção da inovação e do desenvolvimento do Oeste Catarinense”, finaliza o professor Claudio.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Startmais