Professor da Unochapecó palestrou sobre a temática para os visitantes da 2ª Feira Metalmecânica

Geral

Os cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção da Unochapecó, marcaram presença na 2ª Feira Metalmecânica + Corte e Conformação (FMMCC) que ocorreu de 22 a 25 de julho no Parque de Exposições Tancredo Neves em Chapecó. Na noite de abertura, o professor da Unochapecó Márcio Antônio Fiori, ministrou a palestra sobre “Inovações e tendências tecnológicas para produtos poliméricos”, aos visitantes da feira.

Conforme o palestrante, os materiais poliméricos sintéticos, do ponto de vista científico, são macromoléculas que se originam, hoje em dia, essencialmente da indústria petroquímica, oriundos do petróleo. “Do ponto de vista técnico, o material polimérico não tem sua origem apenas da indústria petroquímica. Nós já fazemos polímeros a partir de monômeros da cana-de-açúcar e até mesmo do processamento de carvão. O próprio o grafite e a madeira são polímeros, porém de origem natural”, destaca ele.

Márcio explicou que o material polimérico não está relacionado apenas a área da química, mas também à tecnologia. “Os produtos poliméricos dependem muito da tecnologia de outras áreas como, por exemplo, a metalmecânica, que depende muito de máquinas, da tecnologia de equipamentos, de controles, de automação, de moldes e de matrizes, além do polímero em si”. aaa

Segundo o professor, nada acontece sem a inovação, embora hajam novidades na área dos materiais poliméricos, é preciso ter a inovação também na indústria metalmecânica. “Todos os materiais estão interligados e se nós olharmos só para um material, por exemplo, só para metais, nós vamos ficar limitados na tecnologia dos próprios metais”, comenta.

O palestrante destaca ainda que, “um dos maiores indicadores e parâmetros atuais é a indústria automobilística. O automóvel de 1920 era feito de aço. Hoje, você vai perceber que grande parte dele é feito com material polimérico, de baixo peso e alta resistência. Já se projeta o carro do futuro com pouco mais de 500kg, devido a aplicação dos materiais poliméricos. Se analisarmos, hoje o Brasil é o sexto país em indústria automobilística do mundo. Mas o que significa isso? Um potencial enorme para os produtos polímeros, porém com inovação”.

Criação do LaTEM

O professor, que está na universidade há oito meses, iniciou um projeto integrando com os cursos de Engenharia Química e Mecânica para a criação do Laboratório de Processos e Tecnologias em Materiais (LaTEM), que será um espaço de processos e tecnologia em materiais. A iniciativa visa dar apoio no desenvolvimento da tecnologia de transformação de plásticos e borrachas para Chapecó e região no desenvolvimento de matrizes, de novos aditivos poliméricos, máquinas, treinamento e capacitação. As atividades do LaTEM envolverão a graduação, pós-graduação e a prestação de serviços.

No LaTEM serão realizados projetos específicos com empresas, alunos de graduação em seus estágios e trabalhos de finalização de cursos. O laboratório utilizará também dissertações de mestrados e teses de doutorado. Integrados ao projetos estão também os Programas de Pós-Graduação em Tecnologia em Gestão da Inovação e Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

O projeto e a organização já iniciaram. Hoje o LaTEM está construindo a sua primeira máquina. Uma extrusora (equipamento que processa materiais para serem reutilizados) projetada e que será fabricada 100% no laboratório. Os equipamentos e maquinários do LaTEM serão concebidos, projetados e fabricados por pesquisadores. As atividades intensas estão organizadas para o início de 2015.

Polímeros
palestra