Minha Uno
Menu Busca

Unovital e Farmácia Escola realizam atividade de conscientização sobre o câncer de mama

Geral

O ambiente da Livraria Universitária ficou cor-de-rosa na tarde dessa terça-feira, 14 de outubro. Para marcar o mês do Outubro Rosa a Farmácia Escola em parceria com o Unovital realizou uma atividade de conscientização para os funcionários da Unochapecó. A ação teve como objetivo a prevenção da saúde da mama, onde mulheres e homens puderam esclarecer dúvidas e entender como deve ser feito o autoexame prevenindo o câncer.

Os colaboradores que visitaram a livraria receberam também uma lembrancinha em alusão ao mês mais rosa do ano. Um esmalte ou um protetor solar, cada visitante pôde levar pra casa o seu brinde além de esclarecer todas as suas dúvidas sobre a doença e os exames de prevenção.

Segundo uma das coordenadoras da atividade e responsável pela Farmácia Escola, professora Valéria Mokfa, todos devemos ser portadores desta mensagem de prevenção, e a Farmácia Escola participa reforçando a necessidade deste autocuidado, para homens e mulheres da Unochapecó. 

Para Gabriela Teles, funcionária da Central de Soluções (SOL), a ação foi muito importante na conscientização sobre a importância do autoexame. “São dicas e orientações básicas, mas que se levadas a sério tem uma grande efetividade na identificação de nódulos na mama. Isso ajuda muito na prevenção e facilita no diagnóstico, quanto antes identificado mais rápido o tratamento”, declara ela. jjjj

Mas não foram apenas as mulheres que ouviram as explicações da Enfermeira do Trabalho Irlete Behenem, os homens também foram conscientizados. Segundo Luiz Fernando Cerezoli, funcionário do setor de Apoio Operacional, tanto as mulheres quanto os homens devem se preocupar em relação ao câncer de mama. “É uma doença que não acomete apenas elas, mas nós também. Precisamos prevenir a doença visando nossa qualidade de vida”, destaca.

 

Entenda o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama. Sua consequência são alterações genéticas em algum conjunto de células, as quais passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano.  

 

 

COMPARTILHE
TAGS
Unovital
Rosa
Outubro
Farmácia escola
Conscientização
Câncer de mama

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image