Um universo esperando por você

Texto Andressa Pomagerski*

Escolher qual caminho seguir depois de sair do ensino médio é sempre uma decisão difícil e que pode tirar o sono de muitas adolescentes. As opções são muitas. E as dúvidas também. Para auxiliar neste momento tão importante, a Unochapecó possui o Programa de Orientação Profissional (POP), que há 11 anos ajuda os estudantes a escolher um caminho profissional para a vida. A última fase deste processo é o Mundo das Profissões XP. Um grande evento que acontece no próximo sábado (30/09), a partir das 13h30. Na verdade, a maior ação deste segmento da região Oeste de Santa Catarina.

Mais de dois mil estudantes de 70 escolas dos três estados do Sul são esperados neste sábado, quando serão promovidas mais de 100 atividades relacionadas aos cursos e aos projetos desenvolvidos dentro da Universidade. Visitas ao laboratório de Anatomia, pintura corporal, júri simulado, rádio ao vivo e apresentações de dança são algumas das ações que estão programadas.

Esse ano, além das atividades de orientação profissional e as ações organizadas pelos cursos da Unochapecó, também está programada uma palestra para os professores do ensino médio. A temática abordada será  "A escola de hoje: os desafios dessa geração".

Segundo a coordenadora do Programa de Orientação Profissional, Renata Signor, os alunos participam do Mundo para finalizar o processo de orientação profissional iniciado nas escolas ainda em março deste ano. "O processo possui três etapas, uma de Construção do Projeto de Vida, outra de Construção do Projeto Profissional. A terceira acontece aqui na Unochapecó, neste sábado. Esperamos que os estudantes possam aproveitar ao máximo o tempo que estiverem no evento. É um momento para explorarem as profissões, sanarem suas dúvidas com os profissionais convidados, conhecerem os cursos e a Instituição, para assim tomarem sua decisão da forma mais consciente e assertiva possível."

Uno

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o Mundo das Profissões já se constitui como o principal evento de apoio à orientação profissional dos jovens da região. "É um orgulho ser a Instituição parceira neste difícil momento de decisão que o jovem necessita tomar. Temos a certeza que toda informação a mais que ele receber é muito importante para que tenha mais segurança e encaminhe melhor o seu futuro profissional."

Segundo o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Marcio da Paixão Rodrigues, esta é uma oportunidade que os estudantes têm para conhecerem a Unochapecó e a vivência do ensino superior. "Contribuir na construção de projetos de vida desses adolescentes é extremamente gratificante para nós. Por isso, esperamos que os estudantes e professores atendidos pelo POP aproveitem esse momento muito importante para o seu desenvolvimento profissional."

Programação

Depois de uma tarde com muito aprendizado, nada melhor do que descontrair um pouco e esquecer um pouco da pressão do vestibular que se aproxima. Por isso, o Mundo das Profissões XP conta também com diversas atrações artísticas. Entre elas, um stand up com o humorista Elzinga e o show da banda Carlota Joaquina. A banda foi aliás responsável pela criação da música do evento. Intitulada 'Vem pro Mundo', a canção foi composta pelo vocalista e guitarrista do grupo, Eduardo Menezes. "A música precisava representar as pessoas que vivem esse momento de indecisão, que é a escolha profissional. É muito mais que tentar falar sobre uma Instituição, é tentar falar sobre sentimentos."

De acordo com o vocalista, a banda está muito ansiosa com a oportunidade de participar do evento. "Esperamos alcançar as expectativas do show, que todos se divirtam muito, e contribuir para a dinâmica de um momento tão importante quanto este."

Já passaram pelo Mundo

Nesses 11 anos de história, milhares de pessoas passaram pelo Mundo das Profissões e puderam contar com o apoio da Instituição para dar o próximo passo: escolher qual graduação cursar. Tayonara Eduarda Ortiz participou do evento no ano passado e hoje cursa Publicidade e Propaganda na Unochapecó. "O evento auxiliou muito na minha escolha. Nele conheci coisas que nem imaginava existirem na minha área. Essas descobertas me encantaram muito e fizeram com que eu escolhesse com mais confiança o que eu queria para o meu futuro", compartilha a estudante.

Tayonara vai participar novamente do evento, mas, desta vez, estará do outro lado. Se um dia ela era a estudante com muitas dúvidas sobre a possível graduação, agora vai auxiliar outros alunos a conhecerem mais sobre o seu curso. "Sinto-me no dever de ajudar outras pessoas e contar minhas experiências até aqui. Meu conselho para os participantes desse ano é que aproveitem ao máximo e tirem todas as suas dúvidas. Assim, provavelmente, vão voltar para casa com a certeza do que querem."

Portanto, como diz a música da Carlota Joaquina: "se você pudesse escolher um lugar onde você sabe que lá vai encontrar a experiência que você quer viver, um mundo inteiro pra conhecer", esse lugar é o Mundo das Profissões XP.

Confira a programação completa do Mundo das Profissões aqui.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

POP