Uma canção para refletir o ano de 2020

Texto Jessica De Marco*

Estamos chegando ao fim de ano difícil para a humanidade. Um ano de dúvidas, distanciamento e preocupações, mas também de muita reflexão e empatia. Tivemos que encarar a nova realidade que nos foi apresentada, por conta da pandemia, e buscar dentro de nós forças que nem sabíamos que existiam para enfrentar o medo, a saudade, o trabalho e os estudos remotos. Para refletir os acontecimentos marcantes de 2020, o curso de Música da Unochapecó produziu uma linda canção, intitulada ‘Respirar’. Esse, que é um ato tão fundamental para a vida, e neste ano se mostrou ainda mais valioso, simboliza o desejo por dias melhores para o mundo.

A obra foi fruto de uma atividade integrada entre todos os componentes curriculares específicos do curso. “Já havíamos experimentado algo parecido no primeiro semestre, propondo uma atividade de composição que integrou as turmas em duas disciplinas e teve resultados muito positivos. No início desse último semestre, tínhamos, enquanto corpo docente, a vontade de ir além e integrar todos os componentes curriculares, envolvendo as duas turmas em uma única atividade, e o resultado foi essa canção”, comenta o professor Douglas da Costa Rufatto.

O interessante é que a ideia desse trabalho de composição e produção musical partiu dos próprios estudantes, que foram desafiados a exercer o protagonismo participando da elaboração da ação junto com os professores. A comunicação entre os estudantes, segundo o professor, aconteceu por meio de um grupo de Whatsapp e eles se envolveram desde a concepção da temática da música, composição, arranjos, produção, gravação, edição, entre outros aspectos que dão vida a uma canção. Os professores também estiveram presentes no grupo e puderam acompanhar o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos, dando assistência quando necessário.

A canção foi lançada oficialmente no evento online da exposição ‘Memórias da Música’, um projeto cultural coordenado pelo estudante do 4º período do curso, André Luiz Onghero, com a parceria do curso e do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina da Unochapecó (Ceom).

“Foi um desafio que envolveu diferentes dimensões do conhecimento musical e também a dificuldade de desenvolver o trabalho diante da quantidade de pessoas, sem contato presencial, e em paralelo às outras atividades acadêmicas”, relata André.

Para a estudante Kauane Tiemann, do 2° período, desenvolver a atividade também foi uma experiência desafiadora, mas muito positiva. “Pude obter muitos aprendizados junto aos meus colegas durante esse processo, além de ter uma vivência prática a mais em minha trajetória acadêmica”.

O professor Douglas acredita que todos os estudantes terminaram o ano muito mais experientes e preparados para lidar com os desafios que a vida apresenta.

“Crescemos musicalmente, mas também enquanto pessoas, aprendendo a trabalhar com um grande grupo, mesmo que a partir de ferramentas de comunicação às quais nem todos estavam familiarizados antes da pandemia. E o resultado desse processo foi maravilhoso”.

Confira o resultado do trabalho:

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Curso de musica