Projetos de extensão levam o conhecimento ambiental à comunidade

Meio Ambiente

Entendendo que a arborização pode melhorar a vida de uma comunidade, a Unochapecó desenvolveu na manhã deste sábado (08/10) mais uma ação do projeto de extensão Arborização: construindo identidade comunitária no Loteamento Alice I. A atividade foi realizada junto com uma edição especial do projeto Biologia na Praça e envolveu moradores, acadêmicos, estudantes e professores da Escola Básica Municipal Diogo Alves.

uno

Durante a atividade, os participantes apresentaram o projeto Cidadania, desenvolvido no colégio. Alunos da disciplina “Práticas em Biologia” do 6º período do curso de Ciências Biológicas desenvolveram oficinas sobre insetos, plantas medicinais, arborização, lixo e alimentação saudável com os moradores do loteamento e os estudantes.

O acadêmico do Curso de Ciências Biológicas, Giovane Zmijevski Arus, que auxiliou no desenvolvimento da oficina de plantio de árvores, conta que a experiência foi muito positiva, pois motivou os participantes a pensarem em um espaço mais verde na comunidade. A estudante Nádia Kroth, que ajudou a realizar as atividades do projeto Biologia na Praça, relata que a participação dos moradores com a escola proporcionou vários momentos de troca de conhecimentos. “Além disso, as oficinas aconteceram juntas e sem tempo regrado, o que proporcionou maior conhecimento sobre diversos temas e interação em rodas de conversa”.

Para a  coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Eliara Solange Muller, a importância das atividades está na divulgação do conhecimento científico produzido na Universidade. "Conhecimento esse que pode potencializar a melhoria da qualidade de vida e novas oportunidades de desenvolvimento da comunidade”. A professora complementa que a ação possibilitou ainda a vivência em uma área verde da escola e do loteamento, contribuindo para a aproximação das pessoas

Mais árvores, mais vidas

uno

Com o objetivo de arborizar o espaço urbano do bairro de acordo com as necessidades dos moradores, o projeto Arborização da Unochapecó envolve professores e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Ciências Biológicas, Jornalismo e do Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, além do Viveiro Florestal. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Clarete Trzcinski, o principal objetivo é a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, integrando os alunos, professores e a comunidade. “Esta é uma iniciativa do programa UnoVerCidade, onde os técnicos, professores e alunos, através de ações, procuram entender as demandas da população que vive no entorno da Universidade”.

A primeira etapa do projeto envolveu o levantamento de dados, quando os estudantes foram a campo para compreender as características do local, incluindo levantamento fotográfico, análise da topografia, legislação urbana, sistema viário e transporte público. Outra ação importante para a elaboração do projeto foram as entrevistas realizadas com os moradores, que responderam questões sobre a falta de opções de lazer, o levantamento físico-territorial e o público alvo.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, os acadêmicos envolvidos se dividiram em seis grupos para realizar duas atividades distintas. A primeira consistiu no desenvolvimento de um anteprojeto urbano de uma praça, que também foi avaliada na disciplina de “Desenho Urbano”. Já a segunda faz parte da disciplina “Projeto de Paisagismo”, quando os estudantes fizeram o levantamento da arborização da área e elaboraram uma proposta de arborização para as vias do bairro. A etapa foi realizada em parceria com o curso de Ciências Biológicas, que fez a identificação das espécies e ajudou na escolha das variedades arbóreas.

Comunidade na Universidade

uno

Além da função de embelezar ruas e praças, a arborização também amortece o som e ameniza a poluição, servindo como abrigo para a fauna silvestre e sombra para veículos. Para entender mais sobre a vegetação e a fauna local, os moradores também visitaram a Universidade. No Museu de Ciências Naturais da Unochapecó, a comunidade do loteamento Alice I conheceram os hábitos e o habitat das espécies que vivem na região. No decorrer do projeto, os estudantes do curso também desenvolveram oficinas de educação socioambiental.

No final do mês de junho, os estudantes também se reuniram com os moradores da comunidade para apresentar a proposta de modelo de arborização para o loteamento. A turma explanou sobre as árvores nativas e exóticas, as já existentes no loteamento, animais e insetos que integram a localidade, bem como sua importância para o meio ambiente.

Loteamento alice i
extensão