Alunos dos ensinos fundamental e médio aprendem de forma divertida como ter uma vida saudável

Geral

Iniciou na tarde desta quarta-feira (21) uma atividade em parceria com o Pró-Saúde e os cursos de Nutrição e Ciências Biológicas. Trata-se de uma oficina de alimentação saudável para os estudantes da comunidade chapecoense. Dois grupos de alunos do ensino fundamental visitaram o Laboratório Dietético da Unochapecó, onde foram recebidos por estudantes voluntários do curso de Nutrição, acompanhados por professores.

Antes de entrar no laboratório, os visitantes colocaram toucas, jalecos e lavaram as mãos. As atividades começaram com uma palestra sobre alimentação saudável. Depois a turma experimentou na prática como alguns alimentos podem ser muito saborosos, degustando uma salada de frutas sem açúcar e um bolo feito com cascas de banana. A oficina será realizada mensalmente durante todo o semestre. Essa ação é disponibilizada para as escolas com visitas agendadas ao Museu de Ciências Naturais, pelo telefone (49) 3321 8321 ou pelo e-mail museu@unochapeco.edu.br.

oficina nutricao

No primeiro dia do projeto, participaram da oficina 32 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da E.B.M. Sereno Soprana. A próxima oficina será no dia 04 de setembro com estudantes da escola E.B.M. Mirian Helena Meier. Os estudantes recebem informações sobre Agricultura Familiar e hábitos alimentares.

Cidadão consciente

Anualmente, o Museu de Ciências Naturais da Unochapecó desenvolve atividades a partir de uma temática global. Este ano foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o "Ano Internacional da Agricultura".

O curso de Nutrição foi convidado a contribuir na oficina sobre alimentação saudável contemplando o projeto "Núcleo de Educação Nutricional". Também considerou-se importante envolver nas ações o projeto do curso de Ciências Biológicas "Natureza, saúde e bem-estar" inserido no Pró-saúde.tura Familiar". Desse modo, o Museu e o curso de Ciências Biológicas consideraram pertinente promover uma discussão sobre alimentação saudável, a retenção do homem no campo, sustentabilidade, produção local e biodiversidade, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para hábitos alimentares saudáveis, promovendo a qualidade de vida e incentivando a agricultura familiar em nossa região.

Sustentabilidade
Nutrição