Uno auxilia no Plano Municipal de Vacinação e cede espaço para armazenar vacinas

Texto Jessica De Marco*

A pandemia de coronavírus nos trouxe uma série de lições, uma delas é a importância da união. Afinal, é somando esforços que conseguiremos vencer esse momento difícil que o mundo está passando. A Unochapecó novamente dará sua contribuição à população, desta vez colaborando no Plano Municipal de Vacinação. A Universidade vai auxiliar em várias frentes, tanto na parte acadêmica, por meio de seus docentes e estudantes, quanto cedendo local e equipamentos para guardar os estoques de vacinas do município, liberando espaço nas unidades de saúde para armazenar as vacinas da Covid-19 que estão chegando aos poucos. A parceria será formalizada em um Termo de Cooperação Técnica entre a Unochapecó e a Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal da Saúde.

A vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Universidade, professora Silvana Muraro Wildner, explica que os docentes do curso de Enfermagem estarão contribuindo para a atualização do Plano Municipal de Vacinação. Além disso, os profissionais e estudantes dos cursos da área da saúde poderão auxiliar tanto na própria vacinação quanto na busca ativa dos pacientes para receberem a segunda dose da vacina. “Sabemos, a exemplo do que acontece com outras vacinas que necessitam mais de uma dose, que muitas vezes os pacientes não retornam em tempo hábil para aplicá-la, comprometendo a imunização”, comenta a professora.

Também foi disponibilizado um ultrafreezer (freezer - 80 ºC) para armazenação de vacinas que necessitam desta baixa temperatura para sua conservação. “Outro ponto de interesse da Vigilância em Saúde do município foi o próprio espaço do campus universitário para a aplicação da vacina da Covid-19, já que dispomos de locais amplos e bastante arejados, o que facilita muito a logística para o processo”, acrescenta. Estas foram as ações previstas inicialmente, embora muitas outras poderão acontecer. “Nossa intenção é contribuir com o município conforme formos demandados”, frisa a professora.

Parceria

Segundo a vice-reitora, essa nova parceria entre a Universidade e a Prefeitura surgiu por meio de contato do gerente de Vigilância em Saúde do município, enfermeiro Rodrigo Momoli, solicitando a disponibilidade de empréstimo de equipamentos para compor a rede de frio do município. Neste momento, ele relatou a dificuldade em encontrar as câmaras de vacinas disponíveis para aquisição no mercado.

“Após um inventário realizado internamente, identificamos os equipamentos que poderiam ser disponibilizados. Na terça-feira (19/01), recebemos a visita de representantes da Vigilância em Saúde, que vieram até a Unochapecó para verificar as especificações dos equipamentos e do local que receberão as vacinas. Reitera-se que as vacinas que ficarão armazenadas na Unochapecó neste momento, constituem estoque de vacinas para outras doenças, e que abrirão espaço nas unidades de saúde para receber a vacina da Covid-19”, explica a vice-reitora.

O caráter comunitário está no DNA da Unochapecó, o que é motivo de orgulho para todos que fazem parte da Instituição. Esta é uma oportunidade de participarmos efetivamente deste momento tão importante para todos nós.

“A parceria da Unochapecó com a Prefeitura Municipal/Secretaria de Saúde vem de longa data, e tem gerado ótimos resultados para a comunidade chapecoense e para os nossos estudantes, já que os espaços públicos municipais se constituem em extraordinário campo de estágio aos nossos acadêmicos, contribuindo de maneira expressiva para a formação de profissionais competentes e resolutivos. Em contrapartida, ficamos felizes por poder colaborar com o nosso município com ações que visam o fortalecimento da saúde pública neste período ímpar que estamos vivenciando”.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, também ressalta o sentimento de alegria em poder contribuir mais uma vez, cumprindo o papel da Uno de instituição comunitária, que é constituída com o esforço de toda a sociedade.

“Um tema tão importante quanto este, fazemos questão de colaborar e oferecer todo nosso esforço, dependências e equipamentos”.

Apenas no ano de 2020, a Fundeste/Unochapecó efetuou a doação ao município de Chapecó de 13 consultórios odontológicos, 30 computadores e 30 cadeiras estofadas fixas. Para auxiliar o município no combate à pandemia foi doada uma significativa quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras cirúrgicas descartáveis e óculos de proteção. A partir de 2021, a Universidade estará ainda mais próxima da comunidade, com a introdução nos cursos da Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx). Isso significa que o estudante terá contato com a prática profissional desde o primeiro semestre, solucionando problemas reais da sociedade, como é o caso das questões de saúde que envolvem a pandemia. “O sentimento é de estarmos cumprindo o papel comunitário da Universidade. Este é o momento de unirmos nossos esforços em prol do bem comum e assim vencermos a pandemia”, finaliza a professora Silvana.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Plano municipal de vacinacao