Unochapecó apoia manifestação contra corte da verba destinada ao Pibid

O professor é o profissional que ensina todas as profissões. Além disso, é responsável pelo desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da sede pelo conhecimento e da formação de cidadãos. É o professor que inspira e estimula os estudantes a buscarem informações, a construírem carreiras e sonharem com um futuro melhor.

Por isso, a formação do profissional responsável pelo ensino é de suma importância. O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o Pibid Diversidade (voltado para a área indígena), são grandes auxiliares neste processo, pois possibilitam que os estudantes de cursos de Licenciatura atuem junto às escolas, mesmo antes de tornarem-se professores.

Esta quarta-feira (24/02) é o Dia Nacional de Mobilização em Prol do Pibid. Manifestações em todo país  serão promovidas para que as verbas destinadas ao Projeto sejam mantidas, já que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação (MEC), anunciou cortes de 50% nas bolsas do Programa.pibid

Esta decisão acarreta na redução de acadêmicos dentro das escolas e, consequentemente, menos oportunidades para o crescimento pessoal e profissional dos beneficiados pelo Pibid.

Na última quinta-feira (19/02), uma carta produzida pelo reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, e pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Silvana Muraro Wildner, foi enviada ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante. O texto defende a eficiência do Projeto e afirma que ele auxilia na formação de profissionais mais aptos e prontos para atuar nas escolas de todo o país.

Avanço na qualidade de ensino

Desde a implementação do Pibid, em 2010, as universidades de todo o país passaram a ter uma conexão com escolas estaduais e municipais. Os bolsistas do Programa trabalham junto com professores, para elaborar metodologias de ensino e atividades inovadoras. Além dos benefícios para a formação dos acadêmicos, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio aprendem mais conteúdos através do reforço nas disciplinas.

Verba
Pibid