Unochapecó cumpre com os compromissos de signatária e recebe selo 2021 dos ODS

Texto Gabriel Kreutz*

Quando pensamos num futuro melhor, no mundo que queremos para os próximos anos, algumas questões que dizem respeito a todos são essenciais a serem pensadas. Com o objetivo de executar medidas para promover o desenvolvimento sustentável até 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O movimento, composto por 17 objetivos, desde sua criação, em 2015, passou a ganhar força pelo mundo, e desde 2018, a Unochapecó integra essa importante iniciativa.

Neste ano, a Instituição mais uma vez recebeu o selo de signatária 2021 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o que representa que a Uno cumpriu com todos os compromissos exigidos. Além disso, também foi recebido um certificado com uma avaliação do desempenho e engajamento da Universidade, que contou com seis estrelas, a nota máxima concedida aos signatários.

De acordo com a coordenadora da Comissão ODS Unochapecó, Fabiane Roman, o selo reforça que em 2020 a Instituição implementou projetos, ações e serviços que contribuíram para atender e atingir os 17 Objetivos.

“Também, representa a continuidade do compromisso assumido em 2018, quando a Unochapecó tornou-se signatária do Movimento, dando seguimento às ações já realizadas e propondo novas formas de contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”.

Está no DNA da Unochapecó, como sua missão, contribuir com o desenvolvimento sustentável e a formação profissional cidadã. De acordo com Fabiane, nesse sentido, ser signatária de um movimento que reforça a importância de todas as ações da Universidade, seja no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão ou da inovação, reafirma ainda mais o seu papel de Instituição Comunitária. “No ano de 2020, por exemplo, em meio à pandemia de Covid-19, foi notório o envolvimento da Unochapecó com ações que visaram minimizar os seus impactos. Atividades como as que foram desenvolvidas e ainda estão em curso, com certeza demonstram o seu compromisso como signatária”. A coordenadora destaca, ainda, que o recebimento do novo selo e do certificado é fruto do trabalho de muitas pessoas, em especial dos integrantes da comissão.

A Comissão ODS Unochapecó possui um importante papel na disseminação, engajamento e valorização de ações que atendam e promovam os 17 ODS. Valorizar todas as iniciativas já desenvolvidas pela instituição e incentivar práticas sustentáveis tem sido uma das principais bandeiras da Comissão. A  pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Marocco, assinala que receber o selo é muito gratificante.

“É o reconhecimento de que cumprimos todos os compromissos enquanto signatários ODS, confirmando nosso empenho em prol de um mundo cada vez melhor. Parabéns Unochapecó, Comissão ODS e a todos os envolvidos nesse maravilhoso projeto”.

Para saber mais sobre as ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Unochapecó, acompanhe as redes sociais da Comissão no Instagram e Facebook. Aproveite para interagir, sugerir conteúdos e fazer parte desse movimento, garantindo um futuro melhor.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Signataria