Universidade oferecerá apoio técnico e científico ao Plano de Mobilidade Urbana com a atuação de estagiários supervisionados

Geral

A Prefeitura de Chapecó e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) assinaram na terça-feira, 18 de junho, Termo de Cooperação Técnico Científica. O ato foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Chapecó.

Com o acordo, a Unochapecó irá oferecer apoio técnico e científico ao Plano de Mobilidade Urbana por meio da disponibilização de estagiários, com a supervisão dos mesmos, ao setor de projetos, planejamento urbano, entre outras necessidades do município.

A universidade também passa a dar suporte na fiscalização de obras do município e no desenvolvimento dos projetos da área Leste da Arena Condá. Também é atribuição da universidade buscar a captação de recursos para redes de infraestrutura pública, e colocar à disposição do município o Escritório de Gestão Pública da Unochapecó.

Cabe ao município definir os projetos a serem desenvolvidos com a parceria da Unochapecó, oferecendo, desta forma, bolsas de estágio aos envolvidos. A prefeitura também irá ceder os espaços na Secretaria de Desenvolvimento Urbano para a atuação do profissional de apoio na elaboração do Plano de Mobilidade, entre outras ações. “Uma parceria fundamental para realizar projetos emergenciais e menos complexos”, destaca o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Buligon. “O documento formaliza uma parceria sólida para a elaboração de ações conjuntas em prol do desenvolvimento de projetos”, relata o prefeito de Chapecó, José Caramori.

Com essa parceria, a prefeitura também disponibiliza acesso às informações que forem necessárias aos projetos conjuntos, e fornece apoio nos quesitos de logística, divulgação e aporte financeiro. “Essa integração entre Administração Municipal e Unochapecó é uma oportunidade de estágio aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, e ao mesmo tempo, uma forma de incrementar a mão de obra do município com difusão de conhecimento técnico científico”, acrescenta Caramori. O termo de cooperação tem vigência de um ano, com a possibilidade de ser prorrogado.

Para o reitor da Unochapecó, Odilon Poli, as principais vantagens são a possibilidade dos estudantes estagiarem em situações e projetos reais, supervisionados por profissionais experientes, podendo exercitar seus conhecimentos e a prática profissional, ainda durante seu curso de graduação. “Essas iniciativas qualificam e oxigenam o processo de formação, aproximando os cursos da realidade do exercício profissional. Por outro lado, a população em geral também se beneficia com o projeto, pela agilização da execução de obras de interesse público, uma vez que, pelo convênio, estagiários e professores auxiliarão a equipe técnica da prefeitura no detalhamento dos projetos o que, sem dúvida, facilitará e agilizará sua execução”, explica Odilon.

Foto: Mauri Oliveira