A etapa regional acontece neste sábado e reúne universidades do Sul do país

Geral

Esta é a segunda vez que a Unochapecó sedia a etapa regional do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). São esperados mais de 100 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática e afins. A competição é formada por 34 times, que representam instituições de ensino superior dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A maratona de programação tem como público-alvo, os alunos de graduação e pós-graduação. A competição é dividida nas etapas regional, brasileira e mundial. A primeira fase acontece neste sábado, 13 de setembro, em todo o país. Na fase regional, que será das 14h às 19h deste sábado (13), nos laboratórios do bloco M, do campus da Unochapecó, cada time, formado por três alunos, terá cinco horas para resolver o maior número possível de problemas, que serão entregues no início da competição. As equipes terão à disposição apenas um computador e material impresso, como livros e manuais para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Para uma das coordenadoras da competição, professora Viviane Duarte Bonfim, essa é uma oportunidade de aprendizado e motivação, pelo fato de estimular a lógica, criatividade e a capacidade de trabalho em equipe. “A Maratona de Programação possui reconhecimento internacional, pois ultimamente as grandes empresas da área de tecnologia têm valorizado muito os alunos que participam,  eles percebem as habilidades desenvolvidas por esses competidores, o que pode resultar em contratações futuras”, destaca Viviane.

Detalhes da competição

A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM). Os vencedores da fase regional serão premiados com medalhas e disputam a final brasileira do concurso que será realizada nos dias 7 e 8 de novembro em Fortaleza, Ceará. Este ano a Unochapecó já garantiu duas vagas para a etapa nacional, sendo que os dois times melhores colocados ficam com as vagas.

Programacao
Maratona