Solenidade ocorre no sábado, 27 de setembro no CTG Herança de Guapo de Ipuaçu

Geral

Será realizado no próximo sábado (27) a colação de grau da primeira turma do curso de Licenciaturas Intercultural Indígena da Unochapecó. Essa é a primeira turma totalmente indígena de Santa Catarina a se formar. Os 32 concluintes que recebem a outorga de grau iniciaram a formação no segundo semestre de 2009. O ato solene terá início às 19h e será realizado no CTG Herança de Guapo de Ipuaçu-SC, município sede da Terra Indígena Xapecó.

O curso é desenvolvido pela Unochapecó em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. As aulas eram realizadas na Escola Cacique Vanhkrê, que fica na Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu, e uma vez por mês na universidade para uso de laboratórios. Nas aulas eram trabalhados conhecimentos universais e interculturais, que contribuíam para o desenvolvimento cidadão, profissional e comunitário. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

indigenaA formação habilita os professores para atuar na educação básica tanto em escolas indígenas como em escolas não-indígenas. O curso tem duração de cinco anos com a oferta de quatro áreas do conhecimento: Línguas, Artes e Literaturas; Matemática e Ciências da Natureza; Ciências Sociais; e Pedagogia.

Conforme a coordenadora geral do curso, professora Teresa Dill, esta formatura representa um marco inaugural por expressar um novo momento que consolida, efetivamente, o reconhecimento da diversidade e da alteridade. “Participar do processo de formação dos estudantes indígenas foi uma das experiências mais gratificantes no âmbito humano e pedagógico como docente. Uma experiência que exigiu reposicionar os conhecimentos científicos para poder compreender e reconhecer os saberes indígenas, o que permitiu viver o tema da diversidade e alteridade na prática”, destaca a professora.

Solenidade

Para compor a mesa de honra estarão presentes o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luis Poli, a coordenadora geral do curso e da área de Ciências Sociais e homenageada como madrinha da turma, professora Teresa Machado da Silva Dill e o homenageado como paraninfo, professor Leonel Piovezana. Compõe a mesa, também, os coordenadores do curso de Licenciatura Intercultural Indígena nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza, professora, Sandra Mara Bordin, em Línguas, Artes e Literaturas, professora Marcia Santi, em Pedagogia, professora Sirlei Gaspareto e o professor José Valdeci, como amigo da turma.

Os formandos na área de Matemática e Ciências da Natureza são Elencristiane de Oliveira Borges, Jaison Ferreira, João Maria Pinheiro, Josiana Gonçalves e Roseni dos Santos. Em Ciências Sociais os formandos são Ana Paula Narsizo, Antonio de Oliveira, Edimara Alves, Elisane Ungrej Ferreira Doble, Elizangela dos Santos, Mauro Sezar Batista, Neiva Lima dos Santos e Solange Gabriel.

Na área de Línguas, Artes e Literaturas quem realiza a outorga do grau é Alair Guisso, Ari Neris, Charlene Lopes, Cintia Marcia da Silva Guisso, Elisandra Pedro, Eva Feliciano, Graciele Belino, Jonatas de Oliveira, Maria Virginia Nikoj Mendes e Vanda de Oliveira. Já em Pedagogia os formandos são Creide Alipio, Ezoneide Alipio, Fatima Copatti Belino, Indiamara de Oliveira, Ivanir de Oliveira, Jorge Nascimento, Levi Feliciano, Librantina Belino e Luciano Fernandes.

licenciatura
Intercultura