A universidade promete uma viagem ao mundo do conhecimento e boas experiências

Geral

Os olhares curiosos, sempre em busca do novo e do diferente, estarão voltados esta semana para a Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação (Face), que acontece no Pavilhão 4 do Parque de Exposições da EFAPI, em Chapecó. Para embarcar nessa viagem do conhecimento, a Unochapecó preparou diversas ações que prometem cativar o público.

Como a maioria dos estudantes que visitam a feira estão decidindo que carreira ingressar, a universidade preparou palestras e oficinas que vão ajudar nesse processo de escolha e decisão profissional. Os assuntos que serão abordados vão desde a orientação qual profissão seguir, como elaborar um currículo, técnicas de entrevista, direitos humanos, jogos digitais, os desafios e oportunidades na área de ciências da computação e sistemas de informação. Além disso, os alunos vão poder aproveitar este ano as aulas relâmpago, organizadas pela Unochapecó. Os temas vão abordar o universo jovem, ligado em tecnologia e games. Serão quatro aulas sobre modelagem e programação de games, inteligência artificial e desenvolvimento de web.

Na feira, a Unochapecó estará presente em quatro espaços, todos localizados no Pavilhão 4 da Efapi. Os jovens e demais visitantes vão poder conhecer e entender um pouco mais sobre desenvolvimento de software, trabalho que é realizado no Centro de Residência em Software, instalado dentro da universidade, e que terá um espaço especial na feira. Atrações que aliam ciência e tecnologia não podiam ficar de fora da FACE, por isso a universidade vai montar uma exposição do Museu de Ciências Naturais, que levará parte do acervo até a feira, como os animais em álcool, os taxidermizados, as exposições fotográficas, além dos banners com explicações sobre temas como o meio ambiente.

Interatividade e entretenimento também vão marcar a feira, como a gravação do programa Concentração Pop, que acontece no espaço Kombi Uno. Essa é uma iniciativa da universidade que alia estudo e a descontração para melhor preparar os alunos para o vestibular e o Enem. O programa ainda vai trazer um bate-papo sobre intercâmbio, com convidados da AIESEC, ARNI/Unochapecó e Travel Mate. Já no estande do POP/Unochapecó serão realizadas outras ações, como a divulgação do Vestiba Uno, onde os estudantes vão conhecer os cursos que são ofertados na universidade e modalidades de ingresso, e os detalhes do Mundo das Profissões, eventos que acontecem no mês de outubro da universidade e auxiliam na escolha da profissão.

Atividades paralelas

Outras atividades também estão previsas nos diversos espaços da feira. Entre eles o Papo sobre Empreendedorismo com núcleo de jovens empreendedores (NJE), onde o público poderá conversar e tirar dúvidas sobre esse meio. Quem gosta de arte e cultura não pode perder a Exposição e Desenho, realizado pelo curso de Artes Visuais da Unochapecó, onde serão feitos desenhos, retratos e mangás, além de performance realizado pelos acadêmicos do curso, que com capas de chuva, vários objetos e imagens, vão questionar e fazer as pessoas pensarem sobre consumismo.

Duas competições vão animar os visitantes. No espaço Geek acontece o Campeonato de League of Legends e o encerramento do Circuito Uno, com a participação do apresentador Elton Luiz do Patrola (RBS TV), onde os alunos de escolas finalistas do projeto vão participar de um circuito de perguntas. Tanto o estudante ganhador, quanto a escola do aluno, serão premiados.

FACE 2014

A Feira terá diversas atrações voltadas ao conhecimento, como atividades ligadas à ciência, tecnologia, inovação, intercâmbio, profissões e mercado de trabalho, bem como apresentações artísticas e competições. A expectativa é reunir 20.000 visitantes entre os dias 25 e 27 deste mês. O público é formado por finalistas do ensino fundamental, estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, além de pais e público em geral.

feira
Face