Unochapecó participa de missão acadêmica no Canadá

Texto Gabriel Kreutz*

O nome da Unochapecó está cada vez ganhando mais visibilidade fora do Brasil. Isso se dá graças ao processo de internacionalização que a Instituição está desenvolvendo. O último passo importante dado com este objetivo foi a participação na Missão de Colaboração do Programa de Líderes Emergentes nas Américas (Elap). O evento ocorreu entre os dias 11 e 21 de novembro, no Canadá.

A Unochapecó, através da Assessoria de Relações Internacionais (Arni), participou de uma seleção realizada pela embaixada do Canadá. A confirmação da participação foi divulgada em setembro e a viagem foi custeada pelo governo canadense. A Missão selecionou 15 universidades da América Latina e do Caribe com o objetivo de solidificar parcerias com instituições de ensino superior do Canadá. No caso do Brasil, a Uno foi uma das quatro selecionadas.

De acordo com a analista da Arni, Liana dos Santos, que representou a Universidade na viagem, o intuito também foi promover a Missão. O programa oferece bolsas de estudos para estudantes da América do Sul e Central, do Caribe e do México para estudar ou realizar pesquisas no Canadá, nos níveis de graduação e pós-graduação por um semestre.

Foto "A missão iniciou em Toronto, seguindo para Niagara, Moncton, Montreal e finalizando em Ottawa para participação na Conferência Anual de Educação Superior do Canadá (CBIE). Durante o evento participamos de sessões de networking para conversar com as universidades canadenses sobre possibilidades de parceria e cooperação", explica Liana.

Através do Elap, os estudantes brasileiros podem conseguir bolsas de estudo em Instituições do Canadá no valor de até 9.700 dólares canadenses. Cada bolsa inclui taxas para visto e/ou permissão de estudo/trabalho, tarifa aérea de ida e volta para o Canadá, plano de saúde, além de outras despesas, como hospedagem e alimentação. "Estamos em contato com as universidades as quais temos áreas em comum para colaborar e muito em breve teremos novas possibilidades de estudos para nossos estudantes e professores no Canadá", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Intercambio