Participação foi motivada pelas pesquisas que a universidade vem realizando no Parque Estadual das Araucárias

Geral

A quarta edição da Feira Agropecuária, Artesanal, Industrial e Comercial de São Domingos (Faic), realizada entre os dias 4 a 7 de abril, contou a participação da Unochapecó, representada pelo curso de Ciências Biológicas e pelo programa de mestrado em Ciências Ambientais. Essa participação se deu a convite da Associação Grimpeiro de São Domingos - Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias e foi motivado pelas pesquisas que a universidade vem realizando no Parque Estadual das Araucárias.

Conforme a professora Gilza Maria de Souza Franco, da Área de Ciências Exatas e Ambientais da Unochapecó, essas pesquisas integram o projeto "Qual o status de conservação da biodiversidade um unidades de conservação na região Oeste do Estado de Santa Catarina?". Para a realização, recebem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O projeto é desenvolvido pela Unochapecó e tem como objetivo conhecer a diversidade de espécies da fauna aquática e terrestre, a qualidade dos ambientes naturais e a percepção da comunidade sobre as unidades de conservação na região Oeste Catarinense. A atividade é coordenada pela professora Elaine Maria Lucas Gonsales e conta com a participação dos professores Gilza Maria de Souza Franco, Ana Cristina Confortin, Eliara Solange Muller, Jacir Dal Magro, Arlene Renk e Giovana Vendrusculo, para realização das pesquisas vinculadas ao projeto.

Durante a Faic o curso de Ciências Biológicas e o mestrado em Ciências Ambientais expôs, nos dias 4 e 5 de abril, a mostra fotográfica sobre a Biodiversidade de Santa Catarina, além de banner sobre o projeto da Fapesc. Também foram distribuídas ao público que visitou o espaço do projeto na Faic mudas de árvores nativas doadas pelo Viveiro Florestal da Unochapecó. Participaram da feira as alunas Bruna Fitarelli, Angélica Soligo Cassol e Viviane Zulian e a técnica do laboratório de Ecologia Veluma De Bastiani.