Unochapecó recebe representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas

Mercado

No último dia 11, a Reitoria da Unochapecó recebeu a visita de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó. O diálogo entre as duas instituições teve como pauta a apresentação de demandas do mercado de trabalho e também da sociedade empresarial de Chapecó, que vislumbra uma importante parceria por meio da Aprendizagem Baseada em Experiências.

Inicialmente, três cursos de graduação são o foco das demandas: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Direito. A ideia é trazer questões pertinentes ao mercado para que a investigação universitária possa oferecer um olhar de renovação e inovação na busca pelas soluções, o que poderá impactar no envolvimento de mais áreas do conhecimento. Para a professora Daniela Di Domenico Provin, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, a experiência dos cursos com a ABEx tem sido enriquecedora. Segundo ela, o diálogo com a CDL reitera os laços entre teoria e prática que a graduação busca.

“A ABEx está nos proporcionando experiências muito diferentes. O curso de Ciências Contábeis já tinha uma proximidade com o mercado, com as empresas, com os escritórios, e a ABEx está potencializando isso. Estamos nos acercando de mais empresas e trazendo isso para dentro do curso, e é muito rico poder levar para a sala de aula problemas reais. Esse alinhamento da teoria com a prática é primordial. O mercado está pedindo por mais profissionais, e a ABEx também vem para auxiliar o estudante a entender onde ele irá se posicionar, na área em que ele quer se especializar, e até já encaixando alunos no mercado durante a graduação”, afirma.

Estiveram presentes na reunião: o professor Jeancarlo Zuanazzi,Secretário Executivo CDL; a técnica-administrativa Fabiane Schonell Roman; a professora Andréa de Almeida Leite Marocco, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação; a professora Daniela Di Domenico Provin, coordenadora do curso de Ciências Contábeis; o dirigente Roni Tasca, da CDL; o professor Claudio Jacoski, Reitor; o presidente da CDL Chapecó, Edson Piana; a professora Silvana Muraro Wildner, Vice-Reitora e Pró-Reitoria de Graduação; a professora Paula Batistello, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo; o professor Hilario Junior dos Santos, diretor de Ensino; e o professor José Jacir Victovoski, coordenador do curso de Direito.

Ciências contábeis
Cdl