Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó reforça parceria com Observatório Social do Brasil

Comunidade

Na última sexta-feira (03/02), a Reitoria da Unochapecó recebeu a visita de representantes do Observatório Social do Brasil, instituição parceira em diversos projetos de promoção à cidadania. A visita foi pautada no fortalecimento da cooperação entre as instituições e nas possibilidades de avanço das atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABEx).

A parceria entre a Uno e o Observatório se dá principalmente por meio de ações da Diretoria de Extesão e Educação Continuada, a DEEC. Em 2022, foram desenvolvidos dois importantes projetos por meio dessa aproximação, envolvendo mais de 200 acadêmicos - em sua maioria, bolsistas do artigo 170. No projeto Força-Tarefa Cidadã, os acadêmicos acompanharam o portal da transparência dos municípios e suas licitações, realizando o controle social das contas públicas. Paralelamente, surgiu outra iniciativa, voltada para os estudantes de Engenharia Civil, que puderam acompanhar o andamento de obras públicas junto à equipe do Observatório. 

Além de promover uma formação mais cidadã, essas ações promovem também o contato direto com desafios que exigirão uma visão humana e ética por parte dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, a parceria com o Observatório Social é motivo de orgulho pela importância das iniciativas para a sociedade. 

“Cada vez mais, o controle social promovido pela comunidade se torna mais importante. Possibilitar aos nossos alunos experiências de cidadania poderá moldar uma nova sociedade, mais justa e com menos corrupção. Esperamos ampliar ainda mais nossas ações associadas às ABEx e ao serviço voluntário de bolsistas de pesquisa. Estamos oportunizando uma formação mais integral aos nossos estudantes graças a esta parceria”, afirma.

COMPARTILHE
TAGS
Observatório social
Formação cidadã
Engenharia civil
Deec

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image