Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó será um dos postos de vacinação contra a Covid-19

Saúde

Texto Jessica De Marco*

 

A Unochapecó será um dos locais de vacinação contra a Covid-19, a partir deste sábado (06/03), em Chapecó. A Instituição disponibilizou quatro salas no bloco A do campus para imunização dos idosos acima dos 80 anos, que deverão realizar o agendamento prévio pelo site da Prefeitura para receberem a primeira dose da vacina. Todos os espaços foram cuidadosamente organizados pela Unochapecó dentro de todas as medidas de biossegurança. A ação é mais uma das diversas realizadas pela Universidade em parceria com o município para o enfrentamento à Covid-19. 

“A Unochapecó, cumprindo o seu papel comunitário, disponibilizou profissionais, equipamentos e um local acessível no campus universitário para compor a rede de vacinação contra a Covid-19. Teremos quatro estações de trabalho com capacidade para atender até 30 pessoas por hora. Tudo com a máxima segurança e cuidado com os pacientes, desde a sua chegada até o término da aplicação de sua vacina. Acreditamos que esta colaboração entre a Unochapecó e Prefeitura Municipal está se mostrando extremamente relevante para o combate da pandemia em nosso município. A união de esforços sempre nos fortalece e traz benefícios a todos os envolvidos”, comenta a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner. 

Idosos devem realizar o agendamento pelo site da Prefeitura

No dia 18 de janeiro deste ano, a Uno oficializou um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Chapecó para o desenvolvimento de ações e serviços que contribuam na operacionalização da imunização da população chapecoense. “Com isso iniciou a parceria que culminou nas ações que estão sendo realizadas, bem como a disponibilização de equipamentos, como um ultrafreezer (freezer - 80 ºC) para armazenamento de vacinas que necessitam dessa baixa temperatura para sua conservação”, explica a coordenadora da Comissão de Biossegurança da Unochapecó, professora Karen Andrigue. 

Para o desenvolvimento das ações, por meio do projeto ‘Integração Ensino e Serviço: formação profissional em Enfermagem’, foram selecionados 40 voluntários da Unochapecó, sendo 10 professores e 30 estudantes, os quais foram imunizados para atuar na vacinação à população. A primeira ação ocorreu em 10 de fevereiro na imunização de idosos com 90 anos ou mais. “Desde então, o curso de Enfermagem vem atuando semanalmente em inúmeros espaços, colaborando com a imunização de profissionais de saúde e idosos. Neste sentido, os voluntários têm atuado fortalecendo o compromisso da Instituição Comunitária, colaborando com a sociedade, seja por meio do ensino, da pesquisa ou da extensão”, acrescenta a professora Karen.

Agora, além de organizar o espaço para a aplicação das vacinas, a Universidade também estará disponibilizando voluntários para vacinar a população e uma enfermeira para coordenar toda a ação. Além disso, diante do agravamento da condição epidemiológica do município e ainda fortalecendo a integração do ensino, serviço e formação profissional, o Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem teve sua data de início antecipada para 22 de fevereiro, visando contribuir com a Atenção Primária à Saúde. “Destacamos ainda que a Universidade cedeu para o uso do município equipamentos, como camas hospitalares, monitores e bombas de infusão. Os demais cursos da Escola da Saúde, bem como os Programas de Pós-Graduação, têm realizado ações para colaborar com este difícil momento que o município vem atravessando”, finaliza Karen.

 

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca (Unochapecó)

COMPARTILHE
TAGS
Vacina
Unochapeco
Enfermagem
Covid19
Coronavirus

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image