Minha Uno
Menu Busca

Unovital realiza oficina sobre promoção e prevenção em saúde mental

Saúde

Texto: Tuanny de Paula*

 

O programa Unovital, preocupado com a qualidade de vida no trabalho, realizou nesta quinta-feira (14/09), uma oficina direcionada aos funcionários, destacando a promoção e prevenção em saúde mental, com a temática “Ansiedade e Pensamento Acelerado”. A oficina foi uma iniciativa das psicólogas da Diretoria de Desenvolvimento Humano e contou com a participação de 27 pessoas. O grupo pode conhecer mais sobre o assunto, tirar dúvidas, conhecer técnicas que auxiliam a conviver melhor com a ansiedade e pensar em saúde mental para muito além das doenças.

Para psicóloga Katiê Caumo, o assunto ansiedade e pensamento acelerado está cada vez mais recorrente. Segundo ela, com frequência as pessoas são diagnosticadas com transtorno de ansiedade, uma das maiores demandas clínicas nos consultórios de psicologia e psiquiatria, levando aos maiores índice de afastamento no trabalho.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 264 milhões de pessoas no mundo diagnosticadas com transtorno de ansiedade. Na América Latina, o Brasil lidera os casos, com 9,3% da população identificada com este tipo de disfunção. A doença é uma das maiores demandas clínicas em consultórios de psiquiatria e psicologia, elevando os índices de afastamento do trabalho.

De acordo com Katiê, a ansiedade se apresenta como o mal que tem como pano de fundo a vida contemporânea. É o sentimento típico de quem vive no futuro, se preocupando com as coisas que ainda vão acontecer. Saber lidar com preocupações se tornou uma característica desejada, já que a doença foi promovida ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela também pode atrapalhar nas relações interpessoais e no trabalho.

ara

Para a psicóloga Claudia Henrich Lopes, que conduziu a oficina, aprender a trabalhar formas preventivas e ressignificar os pensamentos é essencial. A psicóloga passou ao grupo algumas técnicas que podem ser utilizadas em qualquer momento ansiogênico. “Se as pessoas dessem mais atenção para sua saúde mental como para sua saúde física, seríamos mais felizes”, acrescenta.

Amanda Carolina Fossá participou do evento e comenta que a oficina trouxe um contexto teórico e prático interessante sobre o tema. “É bom passar isso para os funcionários, pois estamos o dia todo focados nas atividades, assim podemos utilizar as técnicas ensinadas para relaxar”, pondera. Flavia Caldeira Presuntto, funcionária da Área das Ciências Exatas e Ambientais (Acea), também participou da oficina e considerou importante principalmente para tentar organizar melhor os pensamentos.

 

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Unovital
Unochapeco
Saude mental
Prevencao
Ansiedade

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image