Atividades físicas e caminhada de conscientização sobre o câncer de mama fizeram parte da programação

Geral

Com a intenção de incentivar a prática de atividades físicas, o curso de Educação Física da Unochapecó promoveu no último fim de semana a primeira Virada Esportiva. A programação iniciou na sexta-feira (17) e encerrou no sábado (18), com ações em diversos espaços da universidade e da cidade.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física, professora Neusa Dendena Kleinubing, existem muitos espaços privados na cidade para a prática de atividades físicas e um dos objetivos da Virada Esportiva foi mostrar à população espaços alternativos, além de discutir a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar. “O evento também teve o propósito de trabalhar com os estudantes do curso os conteúdos vistos durante o semestre, além de desenvolver as habilidades e competências exigidas para o professor/profissional de Educação Física.

Ações

Os estudantes de Educação Física Ednei de Oliveira e Leonardo Carlos Lazari da Silva participaram da primeira atividade da Virada Esportiva: uma aula de zumba. Os dois já fizeram aulas de dança e estavam empolgados. “É sempre bom aprender coisas novas”, disse Ednei. A aula foi ministrada pela estudante do curso de Educação Física, Amanda Marcon. “É muito bom repassar um pouco do que a gente sabe e também aprender com eles. Fiquei feliz, o retorno do pessoal foi bacana”, destacou Amanda.

No sábado, as atividades começaram às 8h. Um grupo de ciclistas partiu do centro, na avenida Getúlio Vargas, até a linha Faxinal dos Rosas. A integrante do Amigos da Bike de Chapecó, Genei Schonell, que costuma pedalar em média 30 quilômetros durante a semana e 45 quilômetros no fim de semana, gostou de ter a companhia de mais pessoas para a atividade.

No Centro de Saúde da Família Chico Mendes, no bairro Presidente Médice, os estudantes e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizaram atividades de práticas corporais, alimentação saudável e cuidados com automedicação. Ações também aconteceram em outras unidades de saúde do município e o evento foi encerrado no ginásio da universidade.

Outubro Rosa

No sábado pela manhã, estudantes de diversos cursos da Unochapecó e os integrantes do Pró-PET Redes participaram de uma caminhada de conscientização sobre o câncer de mama, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os alunos do curso de Educação Física que estavam realizando a Virada Esportiva, também integraram a caminhada.

virada esportiva

Norma Duarte, que está terminando um tratamento contra um câncer de mama, participou da caminhada e disse que a ação é muito importante para a conscientização. “Agora que estou fazendo um tratamento vejo um número enorme de pessoas vítimas dessa doença. Fiquei abismada porque eu não tinha noção de quanta gente era”, revela Norma.

De acordo com a presidente da Rede Feminina, Iracema Córdova, o principal objetivo da caminhada foi a conscientização das mulheres sobre a importância de fazer os exames. A Rede Feminina atua em Chapecó há 32 anos e faz uma média de 700 a 800 exames de colo de útero por mês.

Virada esportiva
Educação física