Confira as dicas para iniciar bem o semestre e se localizar na universidade

Geral

Iniciar um curso superior significa entrar em uma nova fase na vida, uma conquista pessoal e o começo da carreira profissional. Tudo é novidade e é normal estar perdido em meio à tantas mudanças. Para dar uma ajudinha para quem está chegando agora, e mesmo para os veteranos, destacamos algumas dicas importantes para começar o semestre com o pé direito.

A primeira coisa é saber onde se vai estudar. Pensando nisso, a universidade disponibilizou via internet e também nos murais do campus a Localização das Salas para 2012/1. Desta forma é possível saber qual a sala de cada uma das turmas. Além disso, já é possível fazer a programação das aulas e acompanhar os horários através na opção Horários do Semestre disponível na página de cada acadêmico na aba “Minha Uno”.

Para quem está ingressando na universidade e ainda não conhece o campus, a Divisão de Apoio aos Estudantes – Atento!, realiza um trabalho chamado Metamorfose que, como o nome sugere, trabalha com os calouros a adaptação nessa nova fase da vida. Além de promover o entrosamento entre os acadêmicos que estão chegando, o projeto apresenta a organização administrativa e geográfica da universidade, através de passeios monitorados pelo campus para que os novos alunos possam conhecer os espaços.

Documentos

Cada acadêmico possui uma carteirinha estudantil institucional fornecida pela universidade e retirada por cada um no ato da matrícula. Esse documento é a sua identidade dentro do campus. Com ela é possível ter acesso à Biblioteca e fazer compras na Livraria Universitária. Cada carteirinha possui um selo que deve ser trocado anualmente na Central de Soluções – SOL. O Diretório Central dos Estudantes – DCE, também oferece aos alunos uma carteirinha que garante descontos em diversos estabelecimentos comerciais e também nos passes urbanos de lotação.

Estrutura

A Unochapecó possui setores administrativos específicos para cada uma das necessidades que possam surgir. Para tratar de assuntos acadêmicos ou financeiros existe a Central de Soluções – SOL, no bloco A . Já quanto às questões estudantis e de bolsa de estudos, o Atento!, localizado no bloco E, pode ajudar. No subsolo dos blocos R e G estão localizadas as centrais de cópias e há uma terceira instalada próximo à Biblioteca. Para atendimentos de saúde, no bloco B existe o Pronto Saúde. No bloco Q a Livraria Universitária oferece livros, cds, dvds e presentes da linha Unogrife e no bloco F, 3º piso, está localizada a Reitoria da Unochapecó.

Alimentação

Há também diversos espaços para alimentação no campus com opções de lanches, industrializados, naturais e também refeições. As cantinas dos blocos G e R, o restaurante no bloco T e ainda, ao lado do DCE, existem duas lancherias. Próximo ao bloco G existe também a Feirinha Agroecológica, que atende todas as terças e quintas-feiras, com lanches produzidos por agricultores da região que participam do trabalho de extensão da Unochapecó, o Grupo de Trabalho em Agroecologia – GTA e, ainda, próximo ao campus da universidade existem outras opções de lanchonetes e restaurantes.

Bolsas de estudo

Tanto para veteranos quanto para calouros é importante saber que as solicitações de bolsas de estudo já estão abertas. O Formulário Eletrônico está disponível na página pessoal de cada acadêmico através do link “Minha Uno” e deve ser preenchido obrigatoriamente até às 22h dia 28/02. A entrega da documentação acontece nos dias 23, 24, 27 e 28 de fevereiro.

Para saber mais sobre as bolsas de estudo acesse o link e confira as informações gerais, bem como os editais de documentação para cada uma das modalidades de bolsa oferecidas e para a renovação de benefícios. Fique de olho também no cronograma de entrega da documentação e, qualquer dúvida é só entrar em contato pessoalmente com o Atento! ou pelo telefone 3321 8252.